Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4445
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_ff284528b1b089149efec2191121fb12
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutoresFidelização de clientesRetenção de clientesQualidade de serviçoSatisfação com o serviçoGinásioInstrutorStaffFitnessCustomers loyaltyCustomers retentionQuality of serviceSatisfaction with the serviceGymInstructorStaffFitnessDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Com o aumento da competitividade no sector do fitness, a aquisição de novos clientes implica sempre mais custos para a empresa, quando comparados com os custos associados à manutenção de clientes fidelizados. Desta forma, a retenção e fidelização destes clientes torna-se uma meta fundamental para um ginásio. Como objetivo fundamental da presente investigação propõe-se estudar se o staff de um ginásio atua como variável moderadora na relação entre a qualidade e a satisfação do serviço e a fidelização, ou seja, se o staff impacta estas relações positivamente. Procedeu-se à realização de questionários junto de sócios de ginásios e concluiu-se que a qualidade de serviço do staff modera a relação entre a satisfação com o serviço do ginásio e a fidelização mas anula a relação entre a qualidade de serviço de um ginásio e a fidelização. Não foi também validada a satisfação com o serviço do staff como variável moderadora. Estes resultados alargam o conhecimento sobre fidelização de clientes em ginásios, especificamente sobre o papel decisivo da qualidade de serviço do staff e,por consequência, na retenção de clientes.With increased competition in the fitness industry, the acquisition of new customers always implies more costs for the company, when compared with the costs associated with maintaining loyal clients. Thus, the retention and loyalty of these customers becomes a key target for a gym. The fundamental goal of this present research proposes to study if the staff of a gym acts as a moderating variable in the relationship between quality and servisse satisfaction and loyalty, in other words, if the staff positively impacts these relationships. Questionnaires were conducted with members of gyms and it was found that staff service quality moderates the relationship between service satisfaction and the loyalty with the gym but nullifies the relationship between the quality of a gym service and loyalty. It was also not validated the staff service satisfaction as a moderating variable. These results extend the knowledge about customer loyalty in gyms, specifically about the decisive role of staff service quality and therefore customer retention.Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLJesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de2015-04-17T11:05:57Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4445TID:201130190porJesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de - Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.590485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
title Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
spellingShingle Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
Fidelização de clientes
Retenção de clientes
Qualidade de serviço
Satisfação com o serviço
Ginásio
Instrutor
Staff
Fitness
Customers loyalty
Customers retention
Quality of service
Satisfaction with the service
Gym
Instructor
Staff
Fitness
title_short Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
title_full Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
title_fullStr Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
title_full_unstemmed Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
title_sort Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores
author Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
author_facet Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelização de clientes
Retenção de clientes
Qualidade de serviço
Satisfação com o serviço
Ginásio
Instrutor
Staff
Fitness
Customers loyalty
Customers retention
Quality of service
Satisfaction with the service
Gym
Instructor
Staff
Fitness
topic Fidelização de clientes
Retenção de clientes
Qualidade de serviço
Satisfação com o serviço
Ginásio
Instrutor
Staff
Fitness
Customers loyalty
Customers retention
Quality of service
Satisfaction with the service
Gym
Instructor
Staff
Fitness
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-04-17T11:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4445
TID:201130190
url http://hdl.handle.net/10400.21/4445
identifier_str_mv TID:201130190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de - Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396563132416