A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz-Mateus,Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa,Dulce Noronha e, Rodrigues,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089
Resumo: Resumo Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.
id RCAP_df1a4a16bd4e5f7a4b78ae1291349ef5
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-52632022000100089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e OportunaPrimeira InfânciaContemporaneidadeCrecheSistema EducativoDesafios/Oportunidades.Resumo Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089População e Sociedade n.37 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089Cruz-Mateus,CristinaSousa,Dulce Noronha eRodrigues,Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:01Zoai:scielo:S2184-52632022000100089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:30.049364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
title A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
spellingShingle A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
Cruz-Mateus,Cristina
Primeira Infância
Contemporaneidade
Creche
Sistema Educativo
Desafios/Oportunidades.
title_short A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
title_full A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
title_fullStr A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
title_full_unstemmed A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
title_sort A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna
author Cruz-Mateus,Cristina
author_facet Cruz-Mateus,Cristina
Sousa,Dulce Noronha e
Rodrigues,Ana
author_role author
author2 Sousa,Dulce Noronha e
Rodrigues,Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz-Mateus,Cristina
Sousa,Dulce Noronha e
Rodrigues,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Infância
Contemporaneidade
Creche
Sistema Educativo
Desafios/Oportunidades.
topic Primeira Infância
Contemporaneidade
Creche
Sistema Educativo
Desafios/Oportunidades.
description Resumo Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv População e Sociedade n.37 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137408691732480