O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Mónica Cereja
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1200
Resumo: A inclusão é hoje uma preocupação humana na medida em que todos nós temos direito às mesmas oportunidades de inserção e realização psico-social. É urgente dar uma resposta às crianças com Necessidades Educativas Especiais no sentido de integrá-las na sociedade em que vivemos e de lhes oferecer todas as oportunidades possíveis, utilizando os recursos que nos parecem mais eficazes ao seu desenvolvimento global. Desta forma, apresentamos a importância da música no processo de educação, reabilitação e inclusão, bem como a sua aplicabilidade e os seus beneficios no desenvolvimento global da criança. Com isto, pretendemos mostrar que é plausível construir e colocar em prática uma intervenção em que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim uma ferramenta que faz a diferença, uma vez que ela desperta e promove na criança a aprendizagem, bem como todo o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, recorreu-se ao estudo de caso, aplicando-se a modalidade de investigação-ação, com recurso a entrevistas semiestruturadas. A intervenção foi aplicada a dois alunos do Jardim de Infância, com 4 e 5 anos de idade.
id RCAP_df20fbcaa3092cdd971c4815aae0c103
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.InclusãoNecessidades Educativas EspeciaisMúsicaEducação na InfânciaDesenvolvimento EscolarArte para a EducaçãoInclusionSpecial Educational NeedsMusicChildhood EducationSchool DevelopmentArts for the EducationA inclusão é hoje uma preocupação humana na medida em que todos nós temos direito às mesmas oportunidades de inserção e realização psico-social. É urgente dar uma resposta às crianças com Necessidades Educativas Especiais no sentido de integrá-las na sociedade em que vivemos e de lhes oferecer todas as oportunidades possíveis, utilizando os recursos que nos parecem mais eficazes ao seu desenvolvimento global. Desta forma, apresentamos a importância da música no processo de educação, reabilitação e inclusão, bem como a sua aplicabilidade e os seus beneficios no desenvolvimento global da criança. Com isto, pretendemos mostrar que é plausível construir e colocar em prática uma intervenção em que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim uma ferramenta que faz a diferença, uma vez que ela desperta e promove na criança a aprendizagem, bem como todo o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, recorreu-se ao estudo de caso, aplicando-se a modalidade de investigação-ação, com recurso a entrevistas semiestruturadas. A intervenção foi aplicada a dois alunos do Jardim de Infância, com 4 e 5 anos de idade.Nowadays, inclusion is a human concern as far as everyone is entitled to the same opportunities for achieving psychosocial integration and success.It is urgent to address to children with special educational needs in order to integrate them in our society and offer them every opportunity available, using the resources that seem most effective to their global development. Thus, we show the importance of music not only in the inclusion process, but also in the learning and teaching process, as well as its implementation and the benefits it brings to children.That is to say we intend to show that it is plausible to set up and put into action an intervention plan in which music is not merely the association of sounds and words, but a tool that makes a difference, since it raises the children’s awareness to learning and actually promotes it, while fostering their global development. In order to carry out this analysis, a case study was undertaken using the methodology of action research, with surveys. The intervention was focused on two nursery school students.Universidade Portucalense2015-05-07T12:11:16Z2014-03-01T00:00:00Z2014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1200TID:201169193porCota: TME 531Faria, Mónica Cerejainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
title O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
spellingShingle O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
Faria, Mónica Cereja
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Música
Educação na Infância
Desenvolvimento Escolar
Arte para a Educação
Inclusion
Special Educational Needs
Music
Childhood Education
School Development
Arts for the Education
title_short O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
title_full O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
title_fullStr O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
title_full_unstemmed O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
title_sort O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
author Faria, Mónica Cereja
author_facet Faria, Mónica Cereja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Mónica Cereja
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Música
Educação na Infância
Desenvolvimento Escolar
Arte para a Educação
Inclusion
Special Educational Needs
Music
Childhood Education
School Development
Arts for the Education
topic Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Música
Educação na Infância
Desenvolvimento Escolar
Arte para a Educação
Inclusion
Special Educational Needs
Music
Childhood Education
School Development
Arts for the Education
description A inclusão é hoje uma preocupação humana na medida em que todos nós temos direito às mesmas oportunidades de inserção e realização psico-social. É urgente dar uma resposta às crianças com Necessidades Educativas Especiais no sentido de integrá-las na sociedade em que vivemos e de lhes oferecer todas as oportunidades possíveis, utilizando os recursos que nos parecem mais eficazes ao seu desenvolvimento global. Desta forma, apresentamos a importância da música no processo de educação, reabilitação e inclusão, bem como a sua aplicabilidade e os seus beneficios no desenvolvimento global da criança. Com isto, pretendemos mostrar que é plausível construir e colocar em prática uma intervenção em que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim uma ferramenta que faz a diferença, uma vez que ela desperta e promove na criança a aprendizagem, bem como todo o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, recorreu-se ao estudo de caso, aplicando-se a modalidade de investigação-ação, com recurso a entrevistas semiestruturadas. A intervenção foi aplicada a dois alunos do Jardim de Infância, com 4 e 5 anos de idade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01T00:00:00Z
2014-03
2015-05-07T12:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1200
TID:201169193
url http://hdl.handle.net/11328/1200
identifier_str_mv TID:201169193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548851458048