Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10127 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um projeto de intervenção na aprendizagem do instrumento Harpa. Tendo em conta as dificuldades detetadas ao nível da coordenação motora na maioria dos alunos deste instrumento, achou-se pertinente investigar as dificuldades relacionados com a coordenação motora, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como melhorá-los no ensino e na aprendizagem do instrumento. Nesse sentido, visou-se desenvolver a coordenação motora na prática do instrumento, através da criação de exercícios específicos conducentes à melhoria deste aspeto técnico quando se introduz repertório com pedais. O projeto de intervenção foi desenvolvido no Conservatório de Música de Coimbra, tendo como participantes alunos do ensino básico (1º, 3º e 4º Graus). Foi desenvolvido um conjunto de cinco exercícios destinados à melhoria da coordenação entre mãos e pés. Os dados foram recolhidos através de gravações efetuadas no primeiro contacto com os exercícios e, mais tarde, após um conjunto de aulas e estudo individual desses exercícios; e também através de um questionário respondido pelos alunos no final da intervenção. Os resultados foram positivos, contribuindo para uma significativa melhoria da coordenação motora entre as mãos e os pés. Além deste projeto de intervenção, durante o último ano do mestrado, foi realizada a prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Coimbra. Destas instituições é feita uma contextualização, quer ao nível histórico quer ao nível pedagógico, onde constam planificações das aulas, programas oficiais da disciplina Harpa bem como reflexões críticas sobre as aulas assistidas e as aulas supervisionadas. |
id |
RCAP_df24586a3da539b834d71e43f11b7a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpaCoordenação motoraPedaisExercíciosMovimentoMãos e pésMotor coordinationPedalsExercisesMovementHands and feetO presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um projeto de intervenção na aprendizagem do instrumento Harpa. Tendo em conta as dificuldades detetadas ao nível da coordenação motora na maioria dos alunos deste instrumento, achou-se pertinente investigar as dificuldades relacionados com a coordenação motora, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como melhorá-los no ensino e na aprendizagem do instrumento. Nesse sentido, visou-se desenvolver a coordenação motora na prática do instrumento, através da criação de exercícios específicos conducentes à melhoria deste aspeto técnico quando se introduz repertório com pedais. O projeto de intervenção foi desenvolvido no Conservatório de Música de Coimbra, tendo como participantes alunos do ensino básico (1º, 3º e 4º Graus). Foi desenvolvido um conjunto de cinco exercícios destinados à melhoria da coordenação entre mãos e pés. Os dados foram recolhidos através de gravações efetuadas no primeiro contacto com os exercícios e, mais tarde, após um conjunto de aulas e estudo individual desses exercícios; e também através de um questionário respondido pelos alunos no final da intervenção. Os resultados foram positivos, contribuindo para uma significativa melhoria da coordenação motora entre as mãos e os pés. Além deste projeto de intervenção, durante o último ano do mestrado, foi realizada a prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Coimbra. Destas instituições é feita uma contextualização, quer ao nível histórico quer ao nível pedagógico, onde constam planificações das aulas, programas oficiais da disciplina Harpa bem como reflexões críticas sobre as aulas assistidas e as aulas supervisionadas.The main objective of this work was to develop an intervention project in the learning of the Harp instrument. Considering the difficulties detected in motor coordination in most of the students of this instrument, it was pertinent to investigate the difficulties related to motor coordination, to survey the most recurrent problems and to analyze the issues related to them, to understand how to improve them in the teaching and learning of the instrument. In this sense, it was aimed to develop motor coordination in the practice of the instrument, through the creation of specific exercises leading to the improvement of this technical aspect when introducing repertoire with pedals. This project was developed at Conservatório de Música de Coimbra, with participants as elementary students (1st, 3rd and 4th Grades). A set of five exercises were developed to enhance hand-foot coordination. Data was collected by recording the students when first performing those exercises and after a series of classes and individual study of the same exercises; and also through a questionnaire answered by the students by the end of the intervention. The results were positive, contributing to a significant improvement in the coordination between the hands and the feet. In addition to this intervention project, during the last year of the master's degree, supervised pedagogical practice was carried out at Conservatório de Música do Porto and at Conservatório de Música de Coimbra. From these institutions a contextualization is made, both at the historical level and at the pedagogical level, which includes lesson plans, official programs of the Harp discipline as well as critical reflections on the assisted classes and supervised classes.Silva, Pedro Alexandre Sousa eVázquez Salvi, Angélica MercedesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVersace, Erica2017-07-24T17:51:18Z2017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10127TID:201719371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.466353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
title |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
spellingShingle |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa Versace, Erica Coordenação motora Pedais Exercícios Movimento Mãos e pés Motor coordination Pedals Exercises Movement Hands and feet |
title_short |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
title_full |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
title_fullStr |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
title_full_unstemmed |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
title_sort |
Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpa |
author |
Versace, Erica |
author_facet |
Versace, Erica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Pedro Alexandre Sousa e Vázquez Salvi, Angélica Mercedes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versace, Erica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação motora Pedais Exercícios Movimento Mãos e pés Motor coordination Pedals Exercises Movement Hands and feet |
topic |
Coordenação motora Pedais Exercícios Movimento Mãos e pés Motor coordination Pedals Exercises Movement Hands and feet |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um projeto de intervenção na aprendizagem do instrumento Harpa. Tendo em conta as dificuldades detetadas ao nível da coordenação motora na maioria dos alunos deste instrumento, achou-se pertinente investigar as dificuldades relacionados com a coordenação motora, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como melhorá-los no ensino e na aprendizagem do instrumento. Nesse sentido, visou-se desenvolver a coordenação motora na prática do instrumento, através da criação de exercícios específicos conducentes à melhoria deste aspeto técnico quando se introduz repertório com pedais. O projeto de intervenção foi desenvolvido no Conservatório de Música de Coimbra, tendo como participantes alunos do ensino básico (1º, 3º e 4º Graus). Foi desenvolvido um conjunto de cinco exercícios destinados à melhoria da coordenação entre mãos e pés. Os dados foram recolhidos através de gravações efetuadas no primeiro contacto com os exercícios e, mais tarde, após um conjunto de aulas e estudo individual desses exercícios; e também através de um questionário respondido pelos alunos no final da intervenção. Os resultados foram positivos, contribuindo para uma significativa melhoria da coordenação motora entre as mãos e os pés. Além deste projeto de intervenção, durante o último ano do mestrado, foi realizada a prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Coimbra. Destas instituições é feita uma contextualização, quer ao nível histórico quer ao nível pedagógico, onde constam planificações das aulas, programas oficiais da disciplina Harpa bem como reflexões críticas sobre as aulas assistidas e as aulas supervisionadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24T17:51:18Z 2017-07-19 2017-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10127 TID:201719371 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10127 |
identifier_str_mv |
TID:201719371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472628547584 |