Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23160
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_df24e60452ada9b9e89cf060d39ad5f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed SearchInteresses profissionaisPercurso escolarPsicometriaTipos de personalidadeTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente estudo tem como objetivo contribuir para a validação de instrumentos de avaliação dos interesses em alunos com diferentes percursos educativos. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação dos interesses, uma versão portuguesa do SDS e o IPP-R. Participaram na investigação 266 alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, que se encontravam a finalizar o terceiro ciclo em diferentes percursos educativos (ensino regular, cursos vocacionais, cursos de educação e formação e percursos curriculares alternativos) no ano letivo 2014/2015. Os resultados demonstram que esta versão do SDS mantém as boas características psicométricas do instrumento original, concretamente no que diz respeito à precisão e à validade, contribuindo para confirmar o modelo de Holland dos tipos de personalidade RIASEC. Verificou-se que o SDS é um instrumento adequado para avaliação dos interesses em diferentes percursos educativos. Os resultados obtidos revelam ainda que as médias dos tipos de personalidade RIASEC apresentam diferenças significativas em grupos de jovens definidos pelo tipo de percurso educativo, pelo sexo, pela intenção de escolha, pelas disciplinas preferidas e pelo nível de escolaridade e/ou profissional dos pais.This study aims to contribute to the validation of interest assessment tools for students with different educational pathways. Two evaluation instruments of interest were used, a Portuguese version of the SDS and the IPP-R. 266 students participated in the investigation of Alcochete Group of Schools. These students were finishing the third cycle in different educational pathways (regular education, vocational courses, education and training courses and alternative curricular paths) in the academic year 2014/2015. The results demonstrate that this version of SDS maintains the good psychometric characteristics of the original instrument, particularly when referring to accuracy and validity, thus contributing to confirm Holland model, regarding personality RIASEC types. It was found that the SDS is an appropriate tool for the evaluation of interests in different educational pathways. The results also show that the average RIASEC personality types differ significantly in groups, defined by the type of educational pathway, gender, their educational choices, their favourite subjects and the parents´ level of education and / or profession.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Elisabete Cristiana Alves2016-03-29T16:58:14Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:37.362090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
title Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
spellingShingle Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves
Interesses profissionais
Percurso escolar
Psicometria
Tipos de personalidade
Teses de mestrado - 2015
title_short Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
title_full Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
title_fullStr Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
title_full_unstemmed Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
title_sort Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
author Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves
author_facet Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Interesses profissionais
Percurso escolar
Psicometria
Tipos de personalidade
Teses de mestrado - 2015
topic Interesses profissionais
Percurso escolar
Psicometria
Tipos de personalidade
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-19
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-29T16:58:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23160
url http://hdl.handle.net/10451/23160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315967152128