Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23160 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
id |
RCAP_df24e60452ada9b9e89cf060d39ad5f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed SearchInteresses profissionaisPercurso escolarPsicometriaTipos de personalidadeTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente estudo tem como objetivo contribuir para a validação de instrumentos de avaliação dos interesses em alunos com diferentes percursos educativos. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação dos interesses, uma versão portuguesa do SDS e o IPP-R. Participaram na investigação 266 alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, que se encontravam a finalizar o terceiro ciclo em diferentes percursos educativos (ensino regular, cursos vocacionais, cursos de educação e formação e percursos curriculares alternativos) no ano letivo 2014/2015. Os resultados demonstram que esta versão do SDS mantém as boas características psicométricas do instrumento original, concretamente no que diz respeito à precisão e à validade, contribuindo para confirmar o modelo de Holland dos tipos de personalidade RIASEC. Verificou-se que o SDS é um instrumento adequado para avaliação dos interesses em diferentes percursos educativos. Os resultados obtidos revelam ainda que as médias dos tipos de personalidade RIASEC apresentam diferenças significativas em grupos de jovens definidos pelo tipo de percurso educativo, pelo sexo, pela intenção de escolha, pelas disciplinas preferidas e pelo nível de escolaridade e/ou profissional dos pais.This study aims to contribute to the validation of interest assessment tools for students with different educational pathways. Two evaluation instruments of interest were used, a Portuguese version of the SDS and the IPP-R. 266 students participated in the investigation of Alcochete Group of Schools. These students were finishing the third cycle in different educational pathways (regular education, vocational courses, education and training courses and alternative curricular paths) in the academic year 2014/2015. The results demonstrate that this version of SDS maintains the good psychometric characteristics of the original instrument, particularly when referring to accuracy and validity, thus contributing to confirm Holland model, regarding personality RIASEC types. It was found that the SDS is an appropriate tool for the evaluation of interests in different educational pathways. The results also show that the average RIASEC personality types differ significantly in groups, defined by the type of educational pathway, gender, their educational choices, their favourite subjects and the parents´ level of education and / or profession.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Elisabete Cristiana Alves2016-03-29T16:58:14Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:37.362090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
title |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
spellingShingle |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves Interesses profissionais Percurso escolar Psicometria Tipos de personalidade Teses de mestrado - 2015 |
title_short |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
title_full |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
title_fullStr |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
title_full_unstemmed |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
title_sort |
Interesses profissionais em diferentes percursos educativos : contributos para a validação da versão portuguesa do SDS - Self-Directed Search |
author |
Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves |
author_facet |
Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Elisabete Cristiana Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesses profissionais Percurso escolar Psicometria Tipos de personalidade Teses de mestrado - 2015 |
topic |
Interesses profissionais Percurso escolar Psicometria Tipos de personalidade Teses de mestrado - 2015 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-19 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-29T16:58:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23160 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134315967152128 |