A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Rosa Maria Ramos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prada, Ana Raquel Russo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.60
Resumo: Com este estudo pretende-se identificar o perfil sociodemográfico do idoso que usufrui dateleassistência; conhecer a decisão, os benefícios e o uso da teleassistência pelo idoso eincentivar reflexões para a cooperação intersectorial. A partir de uma amostra de conveniência,constituída por 87 idosos, foi utilizado um questionário fechado composto por umacaracterização sociodemográfica, perceção do estado de saúde e, itens referentes à adesão,decisão, perceção de benefícios e utilização da teleassistência. Os resultados evidenciam umutilizador maioritariamente feminino, em arranjo domiciliário unipessoal, com idade elevada,escolaridade de quatro ou mais anos e uma perceção maioritariamente razoável do estado desaúde. A teleassistência é percebida pelo idoso como fonte de segurança/tranquilidade, tendoseconstatado que ser viúvo influencia a decisão sobre o uso e que o nível de escolaridadeinfluencia a verificação do funcionamento do aparelho.Palavras-chave: Teleassistência; Idoso, Cooperação Intersectorial.
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