A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.60 |
Resumo: | Com este estudo pretende-se identificar o perfil sociodemográfico do idoso que usufrui dateleassistência; conhecer a decisão, os benefícios e o uso da teleassistência pelo idoso eincentivar reflexões para a cooperação intersectorial. A partir de uma amostra de conveniência,constituída por 87 idosos, foi utilizado um questionário fechado composto por umacaracterização sociodemográfica, perceção do estado de saúde e, itens referentes à adesão,decisão, perceção de benefícios e utilização da teleassistência. Os resultados evidenciam umutilizador maioritariamente feminino, em arranjo domiciliário unipessoal, com idade elevada,escolaridade de quatro ou mais anos e uma perceção maioritariamente razoável do estado desaúde. A teleassistência é percebida pelo idoso como fonte de segurança/tranquilidade, tendoseconstatado que ser viúvo influencia a decisão sobre o uso e que o nível de escolaridadeinfluencia a verificação do funcionamento do aparelho.Palavras-chave: Teleassistência; Idoso, Cooperação Intersectorial. |
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A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorialCom este estudo pretende-se identificar o perfil sociodemográfico do idoso que usufrui dateleassistência; conhecer a decisão, os benefícios e o uso da teleassistência pelo idoso eincentivar reflexões para a cooperação intersectorial. A partir de uma amostra de conveniência,constituída por 87 idosos, foi utilizado um questionário fechado composto por umacaracterização sociodemográfica, perceção do estado de saúde e, itens referentes à adesão,decisão, perceção de benefícios e utilização da teleassistência. Os resultados evidenciam umutilizador maioritariamente feminino, em arranjo domiciliário unipessoal, com idade elevada,escolaridade de quatro ou mais anos e uma perceção maioritariamente razoável do estado desaúde. A teleassistência é percebida pelo idoso como fonte de segurança/tranquilidade, tendoseconstatado que ser viúvo influencia a decisão sobre o uso e que o nível de escolaridadeinfluencia a verificação do funcionamento do aparelho.Palavras-chave: Teleassistência; Idoso, Cooperação Intersectorial.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.60https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.60EduSer; Vol. 7 No. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 7 n. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 7 N.º 1 (2015): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/60https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/60/61Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovo, Rosa Maria RamosPrada, Ana Raquel Russo2023-02-18T06:01:27Zoai:eduser.ipb.pt:article/60Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.015254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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