A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12447 |
Resumo: | Este estudo pretende identificar o perfil sociodemográfico do idoso que usufrui da teleassistência; conhecer a decisão, os benefícios e o uso da teleassistência pelo idoso e incentivar reflexões para a cooperação intersectorial. A partir de uma amostra de conveniência, constituída por 87 idosos, foi utilizado um questionário fechado composto por uma caracterização sociodemográfica, perceção do estado de saúde e, itens referentes à adesão, decisão, perceção de benefícios e utilização da teleassistência. Os resultados evidenciam um utilizador maioritariamente feminino, em arranjo domiciliário unipessoal, com idade elevada, escolaridade de quatro ou mais anos e uma perceção maioritariamente razoável do estado de saúde. A teleassistência é percebida pelo idoso como fonte de segurança/tranquilidade, tendo-se constatado que ser viúvo influencia a decisão sobre o uso e que o nível de escolaridade influencia a verificação do funcionamento do aparelho. |
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A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorialThe telecare and the elderly: new challenges for intersectoral cooperationTeleassistênciaIdosoCooperação IntersectorialEste estudo pretende identificar o perfil sociodemográfico do idoso que usufrui da teleassistência; conhecer a decisão, os benefícios e o uso da teleassistência pelo idoso e incentivar reflexões para a cooperação intersectorial. A partir de uma amostra de conveniência, constituída por 87 idosos, foi utilizado um questionário fechado composto por uma caracterização sociodemográfica, perceção do estado de saúde e, itens referentes à adesão, decisão, perceção de benefícios e utilização da teleassistência. Os resultados evidenciam um utilizador maioritariamente feminino, em arranjo domiciliário unipessoal, com idade elevada, escolaridade de quatro ou mais anos e uma perceção maioritariamente razoável do estado de saúde. A teleassistência é percebida pelo idoso como fonte de segurança/tranquilidade, tendo-se constatado que ser viúvo influencia a decisão sobre o uso e que o nível de escolaridade influencia a verificação do funcionamento do aparelho.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBNovo, RosaPrada, Ana Raquel Russo2015-11-27T11:41:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12447porNovo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo (2015). A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 7:1, p. 1-111645-477410.34620/eduser.v7i1.60info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:29Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:32.650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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