Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Margarida da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46423
Resumo: Este estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio.
id RCAP_df337c6b222abf51845ca21daa638ae3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudoEstaleiro de EscritaArticulação curricularEscrita colaborativaGéneros textuaisWriting WorkshopCurricular articulationCollaborative writingTextual genresEste estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio.This study arises within the scope of the curricular unit of Internship IV and results from the implementation of a research project in a class of the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education. The research question-problem is "What are the potentialities of using the Writing Workshop to develop writing skills in students?", aiming to understand how the development of a Writing Workshop (Jolibert (coord.), 1994) in a 4th grade class contributes to enhancing students' writing skills and promoting the development of knowledge about textual genres. The pedagogical intervention was the result of a class writing project, in conjunction with a study visit carried out within the scope of the Environmental Studies curricular component. From this, the realisation of a class newspaper was proposed, focusing on different textual genres: reportage, news and opinion chronicle. This is a qualitative research and, in particular, a research on practice, with data collection through unstructured direct observation and documentary research, and with data analysis based on content analysis and textual analysis. The results obtained from the research project showed an evolution of the students' writing skills, since the data of the final textual productions improved compared to the initial textual productions, and of the knowledge related to textual genres. The project also allowed to verify the possibility of articulating two curricular components: Portuguese and Environmental Studies.Costa, Ana LuísaRepositório ComumPedro, Margarida da Silva2023-09-06T10:34:15Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46423TID:203367049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.282704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
title Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
spellingShingle Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Pedro, Margarida da Silva
Estaleiro de Escrita
Articulação curricular
Escrita colaborativa
Géneros textuais
Writing Workshop
Curricular articulation
Collaborative writing
Textual genres
title_short Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
title_full Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
title_fullStr Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
title_full_unstemmed Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
title_sort Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
author Pedro, Margarida da Silva
author_facet Pedro, Margarida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Margarida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estaleiro de Escrita
Articulação curricular
Escrita colaborativa
Géneros textuais
Writing Workshop
Curricular articulation
Collaborative writing
Textual genres
topic Estaleiro de Escrita
Articulação curricular
Escrita colaborativa
Géneros textuais
Writing Workshop
Curricular articulation
Collaborative writing
Textual genres
description Este estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T10:34:15Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46423
TID:203367049
url http://hdl.handle.net/10400.26/46423
identifier_str_mv TID:203367049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408302325760