Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46423 |
Resumo: | Este estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio. |
id |
RCAP_df337c6b222abf51845ca21daa638ae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudoEstaleiro de EscritaArticulação curricularEscrita colaborativaGéneros textuaisWriting WorkshopCurricular articulationCollaborative writingTextual genresEste estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio.This study arises within the scope of the curricular unit of Internship IV and results from the implementation of a research project in a class of the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education. The research question-problem is "What are the potentialities of using the Writing Workshop to develop writing skills in students?", aiming to understand how the development of a Writing Workshop (Jolibert (coord.), 1994) in a 4th grade class contributes to enhancing students' writing skills and promoting the development of knowledge about textual genres. The pedagogical intervention was the result of a class writing project, in conjunction with a study visit carried out within the scope of the Environmental Studies curricular component. From this, the realisation of a class newspaper was proposed, focusing on different textual genres: reportage, news and opinion chronicle. This is a qualitative research and, in particular, a research on practice, with data collection through unstructured direct observation and documentary research, and with data analysis based on content analysis and textual analysis. The results obtained from the research project showed an evolution of the students' writing skills, since the data of the final textual productions improved compared to the initial textual productions, and of the knowledge related to textual genres. The project also allowed to verify the possibility of articulating two curricular components: Portuguese and Environmental Studies.Costa, Ana LuísaRepositório ComumPedro, Margarida da Silva2023-09-06T10:34:15Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46423TID:203367049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.282704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
title |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
spellingShingle |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo Pedro, Margarida da Silva Estaleiro de Escrita Articulação curricular Escrita colaborativa Géneros textuais Writing Workshop Curricular articulation Collaborative writing Textual genres |
title_short |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
title_full |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
title_fullStr |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
title_full_unstemmed |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
title_sort |
Um estaleiro de escrita no 4ºano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo |
author |
Pedro, Margarida da Silva |
author_facet |
Pedro, Margarida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Margarida da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estaleiro de Escrita Articulação curricular Escrita colaborativa Géneros textuais Writing Workshop Curricular articulation Collaborative writing Textual genres |
topic |
Estaleiro de Escrita Articulação curricular Escrita colaborativa Géneros textuais Writing Workshop Curricular articulation Collaborative writing Textual genres |
description |
Este estudo surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV e resulta da implementação de um projeto de investigação numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação tem como questão- problema «Quais as potencialidades da utilização do Estaleiro de Escrita para desenvolver competências de escrita nos alunos?», pretendendo compreender de que modo é que o desenvolvimento de um Estaleiro de Escrita (Jolibert (coord.), 1994) numa turma do 4.º ano contribui para potencializar as competências de escrita dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre géneros textuais. A intervenção pedagógica decorreu de um projeto de escrita em turma, em articulação com uma visita de estudo realizada no âmbito da componente curricular de Estudo do Meio. Desta, foi proposta a realização de um jornal de turma, incidindo em diferentes géneros textuais: reportagem, notícia e crónica de opinião. Recorre-se a uma investigação de natureza qualitativa e, nomeadamente, a uma investigação sobre a prática, com recolha de dados através da observação direta não estruturada e da pesquisa documental, e com análise dos dados a partir da análise de conteúdo e da análise textual. Os resultados obtidos com o projeto de investigação evidenciaram uma evolução das competências de escrita dos alunos, visto que os dados das produções textuais finais melhoraram face às produções textuais iniciais, e do conhecimento relativo aos géneros textuais. O projeto permitiu, também, verificar a possibilidade de articular duas componentes curriculares: Português e Estudo do Meio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-06T10:34:15Z 2023-07 2023-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46423 TID:203367049 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46423 |
identifier_str_mv |
TID:203367049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135408302325760 |