A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eira, Rui
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2580
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_df35bd7121494d3a3345dcb6c52277a9
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da ArrifeEducação não formalVisitas de estudoQuinta pedagógicaExperiências educacionaisNon-formal educationParallel curriculumExperiential learningFarm-based educationField tripDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaNa senda de uma sociedade aprendente, a escola, como instituição educativa ancestral, vem partilhando cada vez mais o seu papel formador da pessoa humana, com outros lugares, tempos e agentes educativos. Nesse contexto emergiu a Educação Não Formal, com o objetivo de dar resposta a populações à margem de uma educação padronizada, mas também para a complementar em contextos educativos diferenciados. O objeto da presente investigação é uma quinta pedagógica, um espaço educativo não formal, cuja atividade inclui visitas de estudo temáticas de natureza agroambiental. Nesse contexto formativo promove-se uma aprendizagem baseada na experiência e no desenvolvimento de um currículo paralelo, em ações conduzidas por formadores especializados. Pretende-se com este estudo compreender a validade curricular e pedagógica da oferta educativa realizada neste espaço, visando o melhoramento constante do seu programa educativo e o aprofundamento de linhas pedagógicas mais eficazes. Os resultados obtidos poderão assumir interesse para a comunidade científica, precisamente, pelo seu contexto situado. O projeto de investigação foi delineado como um estudo de múltiplos casos, focado em dois programas temáticos desenvolvidos em visitas de estudo, recorrendo-se à observação de incidentes críticos e ao inquérito por questionário para estudar a relação pedagógica entre alunos, professores e formadores em atividades formativas.On the path of a learning society, the school, as ancestral educational institution, has been sharing increasingly this formative role of the human person, with other places, times and educators. In this context, emerged the Non-Formal Education, with the aim of responding to those who was marginalized by standardized education, but also to complement it in different educational contexts. The research focus is an educational farm, a non-formal educational space, whose action includes field trips around agro-environmental themes. In this context, promotes a formative experience-based learning, on development of a parallel curriculum, in activities conducted by specialized trainers. The aim of this study was to understand the curriculum and pedagogical validity of educational services developed in this space, on the route of constant improvement of its educational program and deepening lines of more effective teaching. The results may take interest to the scientific community, precisely by its located context. The research project was designed as a multiple case study, focusing on two thematic programs developed in study visits, using the observation of critical incidents and the questionnaire to study the pedagogical relationship between students, teachers and trainers on the formative activities.Gaspar, IvoneRepositório AbertoEira, Rui2013-07-02T08:32:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2580TID:201649900porEira, Rui - A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem [Em linha] : o contexto da Quinta da Arrife. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:02.513406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
title A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
spellingShingle A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
Eira, Rui
Educação não formal
Visitas de estudo
Quinta pedagógica
Experiências educacionais
Non-formal education
Parallel curriculum
Experiential learning
Farm-based education
Field trip
title_short A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
title_full A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
title_fullStr A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
title_full_unstemmed A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
title_sort A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
author Eira, Rui
author_facet Eira, Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Ivone
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Eira, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Visitas de estudo
Quinta pedagógica
Experiências educacionais
Non-formal education
Parallel curriculum
Experiential learning
Farm-based education
Field trip
topic Educação não formal
Visitas de estudo
Quinta pedagógica
Experiências educacionais
Non-formal education
Parallel curriculum
Experiential learning
Farm-based education
Field trip
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02T08:32:20Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2580
TID:201649900
url http://hdl.handle.net/10400.2/2580
identifier_str_mv TID:201649900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eira, Rui - A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem [Em linha] : o contexto da Quinta da Arrife. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135008807452672