A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clara Pontoglio, Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunomura, Myrian, Ricci Costa, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714
Resumo: This article sought to understand how the sports practice experienced in the Curumim Program influenced the relationship of the former participants with sport. As methodology, the Grounded Theory was used; six adults who participated in the Curumim in Sesc Ribeirão Preto. Analyzing the data, five categories were established and the main one was "Curumim as 'an open window': discoveries, learning and influences”. Finally, it was possible to perceive the influence of Curumim in sports practice, however, this was not a decisive factor. Still, remarkable experiences showed the potential to change the way of action of its participants and to define the professional choice.
id UFG-4_10df55cbeda5619e4fac316e924b3f71
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/72714
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influênciasSportExperienceNon-formal educationDeporteExperienciaEducación No FormalEsporteExpeiênciaEducação Não-formalThis article sought to understand how the sports practice experienced in the Curumim Program influenced the relationship of the former participants with sport. As methodology, the Grounded Theory was used; six adults who participated in the Curumim in Sesc Ribeirão Preto. Analyzing the data, five categories were established and the main one was "Curumim as 'an open window': discoveries, learning and influences”. Finally, it was possible to perceive the influence of Curumim in sports practice, however, this was not a decisive factor. Still, remarkable experiences showed the potential to change the way of action of its participants and to define the professional choice.Este artículo buscó comprender cómo la práctica deportiva vivida en el Programa Curumim influyó en la relación de los ex participantes del Sesc Ribeirão Preto con el deporte. Como metodología, se utilizó la Teoría Fundamentada; se entrevistaron seis adultos que participaron en el Curumim. En el análisis, se establecieron cinco categorías, siendo la principal “Curumim como una 'ventana que se abre': descubrimientos, aprendizajes e influencias”. Finalmente, se pudo evidenciar la influencia de Curumim en la práctica deportiva, pero, este no fue un factor determinante. Todavía, experiencias notables demostraron el potencial para cambiar las acciones de sus habituales y definir su elección profesional.Este artigo buscou compreender como a prática esportiva vivenciada no programa Curumim influenciou a relação dos antigos participantes do programa no Sesc Ribeirão Preto com o esporte. Como metodologia, utilizamos a Teoria Fundamentada; seis adultos que participaram do Curumim entrevistados. Durante a análise, cinco categorias foram estabelecidas, sendo a principal “Curumim como ‘uma janela que se abre’: descobertas, aprendizados e influências”. Por fim, foi possível evidenciar a influência do Curumim no envolvimento com a prática esportiva, contudo, este não foi um fator decisivo. Ainda, experiências marcantes demonstraram potencial para alterar o modo de ação de seus frequentadores e definir a escolha profissional dos participantes.Universidade Federal de Goiás2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7271410.5216/rpp.v26.72714Pensar a Prática; Vol. 26 (2023)Pensar a Prática; v. 26 (2023)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714/39551Copyright (c) 2023 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessClara Pontoglio, MariaNunomura, MyrianRicci Costa, Vitor2023-02-27T16:06:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/72714Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:41.765075Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
title A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
spellingShingle A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
Clara Pontoglio, Maria
Sport
Experience
Non-formal education
Deporte
Experiencia
Educación No Formal
Esporte
Expeiência
Educação Não-formal
title_short A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
title_full A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
title_fullStr A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
title_full_unstemmed A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
title_sort A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências
author Clara Pontoglio, Maria
author_facet Clara Pontoglio, Maria
Nunomura, Myrian
Ricci Costa, Vitor
author_role author
author2 Nunomura, Myrian
Ricci Costa, Vitor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clara Pontoglio, Maria
Nunomura, Myrian
Ricci Costa, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Sport
Experience
Non-formal education
Deporte
Experiencia
Educación No Formal
Esporte
Expeiência
Educação Não-formal
topic Sport
Experience
Non-formal education
Deporte
Experiencia
Educación No Formal
Esporte
Expeiência
Educação Não-formal
description This article sought to understand how the sports practice experienced in the Curumim Program influenced the relationship of the former participants with sport. As methodology, the Grounded Theory was used; six adults who participated in the Curumim in Sesc Ribeirão Preto. Analyzing the data, five categories were established and the main one was "Curumim as 'an open window': discoveries, learning and influences”. Finally, it was possible to perceive the influence of Curumim in sports practice, however, this was not a decisive factor. Still, remarkable experiences showed the potential to change the way of action of its participants and to define the professional choice.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714
10.5216/rpp.v26.72714
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v26.72714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714/39551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 26 (2023)
Pensar a Prática; v. 26 (2023)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860269174784