Utilização dos dados de voo para prevenção de saídas de pista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João André Troncho Amaral dos Reis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8020
Resumo: Aeronaves de tipo A320 disponibilizam dados de voo que podem ser utilizados para um conjunto alargado de atividades, desde o controlo de sistemas com implicações na manutenção até ao uso para efeitos da determinação do desempenho da aeronave em determinadas situações das operações – como é o caso de aterragens e descolagens. Neste contexto, os gabinetes de segurança de voo beneficiam da existência de dados de voo e do seu tratamento, nomeadamente para identificar e aprofundar as situações específicas que envolvem risco operacional. Partindo do que anteriormente foi referido, o objetivo deste trabalho e com base nos dados de voo provenientes de aeronaves operadas pela TAP – Transportes Aéreos de Portugal, foi a melhoria da prevenção de saídas de pista (runway excursions) para aumentar a segurança operacional. Com base na análise dos dados provenientes da operação das aeronaves da companhia e através da utilização do programa AGS, identificaram-se e implementaram-se vários percursores de eventos recomendados pela EASA com vista a reduzir o risco de saídas de pista. Paralelamente à implementação e validação dos percursores de eventos propostos, estabeleceu-se metodologia de análise do risco de ocorrência de saídas de pista recorrendo ao programa “Rstudio” o que permite, para além da análise direta do risco diário, a confirmação dos percursores de eventos implementados no programa Analysis Ground System, AGS. Com o trabalho acima descrito a capacidade do gabinete de flight data em mitigar situações de risco relacionado com saídas de pista foi aumentada, quer através da melhoria dos métodos utilizados, quer através do desenvolvimento de novos métodos.
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