Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1298 |
Resumo: | Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada. |
id |
RCAP_df3c922a8e266f1275cd03ac29079ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciênciasNatureza da ciênciaDidática das ciênciasEnsino das ciênciasPrática docenteDecisões tecnocientíficasEm certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.Faculdade de Ciências da UNESPRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAcevedo, J. A.Vázquez, A.Paixão, FátimaAcevedo, PilarOliva, José MaríaManassero, María Antonia2012-06-12T14:45:08Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1298porACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15.1516-7313info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.578863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
title |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
spellingShingle |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências Acevedo, J. A. Natureza da ciência Didática das ciências Ensino das ciências Prática docente Decisões tecnocientíficas |
title_short |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
title_full |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
title_fullStr |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
title_sort |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências |
author |
Acevedo, J. A. |
author_facet |
Acevedo, J. A. Vázquez, A. Paixão, Fátima Acevedo, Pilar Oliva, José María Manassero, María Antonia |
author_role |
author |
author2 |
Vázquez, A. Paixão, Fátima Acevedo, Pilar Oliva, José María Manassero, María Antonia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acevedo, J. A. Vázquez, A. Paixão, Fátima Acevedo, Pilar Oliva, José María Manassero, María Antonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da ciência Didática das ciências Ensino das ciências Prática docente Decisões tecnocientíficas |
topic |
Natureza da ciência Didática das ciências Ensino das ciências Prática docente Decisões tecnocientíficas |
description |
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2012-06-12T14:45:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1298 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15. 1516-7313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências da UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências da UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785749401600 |