Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo, J. A.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vázquez, A., Paixão, Fátima, Acevedo, Pilar, Oliva, José María, Manassero, María Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1298
Resumo: Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
id RCAP_df3c922a8e266f1275cd03ac29079ae2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciênciasNatureza da ciênciaDidática das ciênciasEnsino das ciênciasPrática docenteDecisões tecnocientíficasEm certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.Faculdade de Ciências da UNESPRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAcevedo, J. A.Vázquez, A.Paixão, FátimaAcevedo, PilarOliva, José MaríaManassero, María Antonia2012-06-12T14:45:08Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1298porACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15.1516-7313info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.578863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
title Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
spellingShingle Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
Acevedo, J. A.
Natureza da ciência
Didática das ciências
Ensino das ciências
Prática docente
Decisões tecnocientíficas
title_short Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
title_full Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
title_fullStr Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
title_full_unstemmed Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
title_sort Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
author Acevedo, J. A.
author_facet Acevedo, J. A.
Vázquez, A.
Paixão, Fátima
Acevedo, Pilar
Oliva, José María
Manassero, María Antonia
author_role author
author2 Vázquez, A.
Paixão, Fátima
Acevedo, Pilar
Oliva, José María
Manassero, María Antonia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Acevedo, J. A.
Vázquez, A.
Paixão, Fátima
Acevedo, Pilar
Oliva, José María
Manassero, María Antonia
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Didática das ciências
Ensino das ciências
Prática docente
Decisões tecnocientíficas
topic Natureza da ciência
Didática das ciências
Ensino das ciências
Prática docente
Decisões tecnocientíficas
description Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2012-06-12T14:45:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1298
url http://hdl.handle.net/10400.11/1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15.
1516-7313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências da UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências da UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785749401600