O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roberto Miguel de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5477
Resumo: Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_df527eba3d2366613417cc86ab62c5ec
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagemensino/aprendizagemconstrutivismocompetência.Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) na Escola Secundária de Seomara da Costa Primo (Amadora) e na Escola Secundária Miguel Torga (Sintra), ao longo do ano lectivo de 2009/2010. A reflexão crítica centrar-se-á na observação de aulas e na prática lectiva de vários níveis lectivos: em Geografia – 10.º ano; em Formação Cívica – 7.º ano; em História – 9.º e 10.º anos de escolaridade.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaAlves, Isabel Maria Dias FerreiraRUNMachado, Roberto Miguel de Oliveira2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:03Zoai:run.unl.pt:10362/5477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:18.021890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
title O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
spellingShingle O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
Machado, Roberto Miguel de Oliveira
ensino/aprendizagem
construtivismo
competência.
title_short O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
title_full O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
title_fullStr O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
title_sort O construtivismo no ensino da história e da geografia. O professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem
author Machado, Roberto Miguel de Oliveira
author_facet Machado, Roberto Miguel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Isabel Maria Dias Ferreira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Roberto Miguel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino/aprendizagem
construtivismo
competência.
topic ensino/aprendizagem
construtivismo
competência.
description Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2010-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5477
url http://hdl.handle.net/10362/5477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137812855914496