Culturas de escola e excelência: entre a integração de todos e a distinção dos melhores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51019
Resumo: Sem perder de vista a multidimensionalidade inerente aos percursos escolares, este texto procura refletir sobre a importância dos fatores organizacionais na construção dos resultados académicos. O enfoque incide sobre as dimensões intra-escolares, designadamente os efeitos da cultura de escola (nas suas diferentes facetas) e dos processos de liderança sobre a socialização dos estudantes. Optando por uma linha de pesquisa reflexiva, procura-se compreender os processos de construção de habitus (no sentido de Bourdieu) e os sistemas de disposições (na ótica de Lahire) estruturadores da cultura organizacional de escola. Do ponto de vista metodológico recorre-se a dados recolhidos no âmbito de um estudo multicasos realizado em quatro escolas públicas do ensino secundário localizadas em diferentes regiões de Portugal. De entre o extenso corpus de informação compilada, mobilizam-se os dados provenientes da análise documental, dos inquéritos por questionário, das entrevistas individuais e dos focus group realizados aos alunos e das entrevistas realizadas a professores, gestores pedagógicos e Diretores. Os resultados apontam para as seguintes tendências gerais: i) relevância do efeito-escola no desenvolvimento de figurinos organizacionais, na definição de estilos e padrões de liderança e no modo como o programa de socialização institucional condiciona as representações dos alunos; ii) interiorização da cultura de escola, ao ponto de a maioria dos alunos atribuírem centralidade aos fatores organizacionais na construção da excelência académica; iii) centralidade da instituição escolar no desenvolvimento de disposições face à escola e aparente secundarização da influência da família nos processos de escolarização.
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Do ponto de vista metodológico recorre-se a dados recolhidos no âmbito de um estudo multicasos realizado em quatro escolas públicas do ensino secundário localizadas em diferentes regiões de Portugal. De entre o extenso corpus de informação compilada, mobilizam-se os dados provenientes da análise documental, dos inquéritos por questionário, das entrevistas individuais e dos focus group realizados aos alunos e das entrevistas realizadas a professores, gestores pedagógicos e Diretores. Os resultados apontam para as seguintes tendências gerais: i) relevância do efeito-escola no desenvolvimento de figurinos organizacionais, na definição de estilos e padrões de liderança e no modo como o programa de socialização institucional condiciona as representações dos alunos; ii) interiorização da cultura de escola, ao ponto de a maioria dos alunos atribuírem centralidade aos fatores organizacionais na construção da excelência académica; iii) centralidade da instituição escolar no desenvolvimento de disposições face à escola e aparente secundarização da influência da família nos processos de escolarização.Without disregarding the inherent multidimensionality of school pathways, the present lecture seeks to reflect on the importance of organizational aspects in the development of academic results. The main focus is within-school dimensions, namely the effects of school culture (in its different dimensions) and leadership processes on the socialization of students. Adopting a reflective research approach, it is sought the comprehension of the construction of habitus (as employed by Bourdieu) and the structural systems of dispositions (according to Lahire) of organizational school culture. From a methodological standpoint, data previously collected from four Portuguese secondary schools of different regions by means of documental analysis, surveys, focus groups and individual interviews conducted with the students (being the latter conducted with teachers, pedagogical managers and school directors as well) points to the following general trends: i) relevance of the school-effect in the development of organizational models, the definition of patterns and styles of leadership and in the conditioning of the student’s representations the by program of institutional socialization; ii) Internalization of the school culture, to the point of students attributing centrality to the organizational factors in the construction of their own academic excellence; iii) Importance of the school institution in the development of dispositions towards school and the apparent secondary relevance of the family in the conditioning of the schooling processes.Trabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAsociación de Sociología de la Educación (ASE)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51019porTorres, Leonor L. (2018). Culturas de escola e excelência: entre a integração de todos e a distinção dos melhores. Revista de Sociología de la Educación (RASE), vol. 11, n.º 1, pp. 167-185.1988-730210.7203/RASE.10.1.9135https://ojs.uv.es/index.php/RASE/issue/view/864info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:08.462143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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