Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, José Augusto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Torres, Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20941
Resumo: Versão original disponível online - versão impressa revista pelos autores em Junho de 2012.
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spelling Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelênciaExcelência académicaPercursos escolaresCultura organizacional escolarAcademic excellenceSchool careersSchool organisational cultureVersão original disponível online - versão impressa revista pelos autores em Junho de 2012.Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades.The work reported in this article is part of a research project on the construction of high achievement careers in secondary education. It sets out to contribute to the sociological consideration of cultural and organizational specificities of the school and its relations with students' academic attainment. The data used come from an ongoing case study in a secondary school in the north of Portugal. It relates to a group of students who, between 2003 and today, have been distinguished by school results of 18 or more (on a scale of 0 to 20) and are included in the school's roll of high achievers. Based on a contextualized locus on this educational practice, we first chose the cultural specificities of the target school as an analytical support for the study of the mutual interaction of the school and non-school aspects. For this we used information gathered from analyzing documents and data collected from a survey, in the form of a questionnaire administered to more than two thirds 01 the students regarded as high achievers. Afterwards we shall take the information from this survey to understand how la r academic achievement is seen as a social construction that is inextricably linked to the school's policy and organizational matrix, especially at the level 01 the educational and pedagogical guidelines adopted by the management body (executive board/director), in the context of an autonomy agreement that this school signed, and whose possibilities it has been developing.Centro de Investigação em Educação da Universidade do MinhoUniversidade do MinhoPalhares, José AugustoTorres, Leonor Lima2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20941por2177-7446http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:33.414012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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