Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Sónia Catarina de Castro Palma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31790
Resumo: Este projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação.
id RCAP_df663b876c8f1c16e8a34216df5ec966
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumentoEstratégias de estudo do instrumento violonceloAutorregulação das aprendizagensEstudo individualRobert GerleStudy strategies of the Cello instrumentSelf-regulation of learningIndividual studyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação.This project of pedagogical intervention had as main objective to assess if the use of the pedagogical principles of Robert Gerle could help to promote better study habits and to develop processes of self-regulation of the learnings in students. The intervention plan comprised eleven individual sessions, during the 2nd and 3rd periods of the 2017/2018 school year, with the participation of eight students attending the instrument course - Cello at the Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). In order to evaluate the impact of the study rules and strategies of Robert Gerle, the study promoted the comparison of two moments of evaluation (before and after the project implementation), direct analysis of the sessions and self-assessment surveys. The results of the intervention proved to be positive and demonstrated the importance of teaching Gerle's rules and strategies and reinforced the relevance of developing the competence of self-regulation in the individual instrument study. The study demonstrated that teaching of these study strategies significantly improves the development of suitable study habits and helps to develop self-regulation processes.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTorres, Sónia Catarina de Castro Palma2021-01-27T12:01:54Z2019-05-2420182019-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31790TID:202296784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:35.120666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
title Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
spellingShingle Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
Torres, Sónia Catarina de Castro Palma
Estratégias de estudo do instrumento violoncelo
Autorregulação das aprendizagens
Estudo individual
Robert Gerle
Study strategies of the Cello instrument
Self-regulation of learning
Individual study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
title_full Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
title_fullStr Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
title_full_unstemmed Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
title_sort Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
author Torres, Sónia Catarina de Castro Palma
author_facet Torres, Sónia Catarina de Castro Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nuno Luís Caçote da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Sónia Catarina de Castro Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de estudo do instrumento violoncelo
Autorregulação das aprendizagens
Estudo individual
Robert Gerle
Study strategies of the Cello instrument
Self-regulation of learning
Individual study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Estratégias de estudo do instrumento violoncelo
Autorregulação das aprendizagens
Estudo individual
Robert Gerle
Study strategies of the Cello instrument
Self-regulation of learning
Individual study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-24
2019-05-24T00:00:00Z
2021-01-27T12:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31790
TID:202296784
url http://hdl.handle.net/10400.14/31790
identifier_str_mv TID:202296784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131971145695232