Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31790 |
Resumo: | Este projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação. |
id |
RCAP_df663b876c8f1c16e8a34216df5ec966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31790 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumentoEstratégias de estudo do instrumento violonceloAutorregulação das aprendizagensEstudo individualRobert GerleStudy strategies of the Cello instrumentSelf-regulation of learningIndividual studyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação.This project of pedagogical intervention had as main objective to assess if the use of the pedagogical principles of Robert Gerle could help to promote better study habits and to develop processes of self-regulation of the learnings in students. The intervention plan comprised eleven individual sessions, during the 2nd and 3rd periods of the 2017/2018 school year, with the participation of eight students attending the instrument course - Cello at the Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). In order to evaluate the impact of the study rules and strategies of Robert Gerle, the study promoted the comparison of two moments of evaluation (before and after the project implementation), direct analysis of the sessions and self-assessment surveys. The results of the intervention proved to be positive and demonstrated the importance of teaching Gerle's rules and strategies and reinforced the relevance of developing the competence of self-regulation in the individual instrument study. The study demonstrated that teaching of these study strategies significantly improves the development of suitable study habits and helps to develop self-regulation processes.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTorres, Sónia Catarina de Castro Palma2021-01-27T12:01:54Z2019-05-2420182019-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31790TID:202296784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:35.120666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
title |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
spellingShingle |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento Torres, Sónia Catarina de Castro Palma Estratégias de estudo do instrumento violoncelo Autorregulação das aprendizagens Estudo individual Robert Gerle Study strategies of the Cello instrument Self-regulation of learning Individual study Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
title_full |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
title_fullStr |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
title_sort |
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : princípios pedagógicos de Robert Gerle : aplicação à prática do violoncelo no ensino básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento |
author |
Torres, Sónia Catarina de Castro Palma |
author_facet |
Torres, Sónia Catarina de Castro Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Nuno Luís Caçote da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Sónia Catarina de Castro Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de estudo do instrumento violoncelo Autorregulação das aprendizagens Estudo individual Robert Gerle Study strategies of the Cello instrument Self-regulation of learning Individual study Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Estratégias de estudo do instrumento violoncelo Autorregulação das aprendizagens Estudo individual Robert Gerle Study strategies of the Cello instrument Self-regulation of learning Individual study Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo perceber se o uso dos princípios pedagógicos de Robert Gerle, poderiam ajudar a promover melhores hábitos de estudo e ajudariam a desenvolver processos de autorregulação das aprendizagens nos alunos. O plano de intervenção compreendeu onze sessões individuais, durante o 2º e 3º Períodos do ano letivo 2017/2018 com a participação de oito alunos a frequentar a disciplina de Instrumento - Violoncelo da Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA). Visando estimar o impacto das regras/estratégias de estudo de Robert Gerle, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (anterior e posterior à implementação do projeto), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se positivos e demonstraram a importância do ensino das regras/estratégias de Gerle e reforçaram a pertinência de desenvolver a competência de autorregulação no estudo individual de instrumento. O estudo demonstrou que o ensino destas estratégias de estudo melhora significativamente o desenvolvimento de hábitos de estudo adequados e ajuda a desenvolver processos de autorregulação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-24 2019-05-24T00:00:00Z 2021-01-27T12:01:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31790 TID:202296784 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31790 |
identifier_str_mv |
TID:202296784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131971145695232 |