O Luxo na Moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5994 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea o luxo tornou-se numa exigência, cada vez mais procurado pelo consumidor que anseia por exclusividade, individualidade e prestígio, traduzido por produtos de marcas privilegiadas que oferecem uma elevada qualidade na sua criação. De tal modo, o Design de Moda procura responder, com todo o seu esplendor, às necessidades e exigências do consumidor volátil, imprevisível e cada vez mais informado sobre o mercado. Esta dissertação aproxima o Design de Moda e o nascimento da Alta-Costura, o campo mais luxuoso da moda. Assim, o consumidor de alta-costura do século XXI é caracterizado pelo aumento da exigência no que toca à inovação, à qualidade e ao preço. Deste modo, a demanda pelo pronto-a-vestir de luxo aumentou, passando este a constituir uma ameaça à alta-costura. Nesta conjuntura, a alta-costura enfrenta um percurso de mudança no seu ser, a fim de corresponder às exigências do consumidor num mercado contemporâneo. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma do conhecimento das marcas do setor de luxo, onde existe um espaço de compreensão e reflexão dos momentos de sucesso, declínio e, por vezes, retorno das diferentes marcas de luxo, de modo a que se possa melhor entender o universo da alta-costura. |
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O Luxo na ModaAlta-Costura entre o passado e o futuroAlta-CosturaConsumismoDesignLuxoModaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaNa sociedade contemporânea o luxo tornou-se numa exigência, cada vez mais procurado pelo consumidor que anseia por exclusividade, individualidade e prestígio, traduzido por produtos de marcas privilegiadas que oferecem uma elevada qualidade na sua criação. De tal modo, o Design de Moda procura responder, com todo o seu esplendor, às necessidades e exigências do consumidor volátil, imprevisível e cada vez mais informado sobre o mercado. Esta dissertação aproxima o Design de Moda e o nascimento da Alta-Costura, o campo mais luxuoso da moda. Assim, o consumidor de alta-costura do século XXI é caracterizado pelo aumento da exigência no que toca à inovação, à qualidade e ao preço. Deste modo, a demanda pelo pronto-a-vestir de luxo aumentou, passando este a constituir uma ameaça à alta-costura. Nesta conjuntura, a alta-costura enfrenta um percurso de mudança no seu ser, a fim de corresponder às exigências do consumidor num mercado contemporâneo. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma do conhecimento das marcas do setor de luxo, onde existe um espaço de compreensão e reflexão dos momentos de sucesso, declínio e, por vezes, retorno das diferentes marcas de luxo, de modo a que se possa melhor entender o universo da alta-costura.In contemporary society the luxury has become a requirement increasingly sought by consumers who longs for exclusivity, individuality and prestige, translated by brand products that offer a high quality production. So, Fashion Design seeks to answer, with all its splendor, the needs and demands of the consumer, unpredictable and increasingly informed about the market. This dissertation approaches the Fashion Design and the birth of haute couture, the most luxurious field of fashion. Thus, the consumer of haute couture of the XXI century is characterized by increased demand when it comes to innovation, quality and price. Thus, the demand for ready-to-wear luxury increased, becoming a threat to haute couture. At this point, haute couture faces a change in order to meet consumer demands in the modern market. The proposal is the creation of what may be characterized as a platform of knowledge for brands in the luxury sector, where there’s an understanding and reflection of the moments of success, decline and sometimes return of different luxury brands, in order to better understand the haute couture universe.Miguel, Rui Alberto LopesRodrigues, Catarina Sofia LourençouBibliorumSousa, Rui André Melo de2018-08-31T16:10:44Z2015-10-22015-11-092015-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5994TID:201645076porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:49.166516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na sociedade contemporânea o luxo tornou-se numa exigência, cada vez mais procurado pelo consumidor que anseia por exclusividade, individualidade e prestígio, traduzido por produtos de marcas privilegiadas que oferecem uma elevada qualidade na sua criação. De tal modo, o Design de Moda procura responder, com todo o seu esplendor, às necessidades e exigências do consumidor volátil, imprevisível e cada vez mais informado sobre o mercado. Esta dissertação aproxima o Design de Moda e o nascimento da Alta-Costura, o campo mais luxuoso da moda. Assim, o consumidor de alta-costura do século XXI é caracterizado pelo aumento da exigência no que toca à inovação, à qualidade e ao preço. Deste modo, a demanda pelo pronto-a-vestir de luxo aumentou, passando este a constituir uma ameaça à alta-costura. Nesta conjuntura, a alta-costura enfrenta um percurso de mudança no seu ser, a fim de corresponder às exigências do consumidor num mercado contemporâneo. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma do conhecimento das marcas do setor de luxo, onde existe um espaço de compreensão e reflexão dos momentos de sucesso, declínio e, por vezes, retorno das diferentes marcas de luxo, de modo a que se possa melhor entender o universo da alta-costura. |
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