O Luxo na Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rui André Melo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5994
Resumo: Na sociedade contemporânea o luxo tornou-se numa exigência, cada vez mais procurado pelo consumidor que anseia por exclusividade, individualidade e prestígio, traduzido por produtos de marcas privilegiadas que oferecem uma elevada qualidade na sua criação. De tal modo, o Design de Moda procura responder, com todo o seu esplendor, às necessidades e exigências do consumidor volátil, imprevisível e cada vez mais informado sobre o mercado. Esta dissertação aproxima o Design de Moda e o nascimento da Alta-Costura, o campo mais luxuoso da moda. Assim, o consumidor de alta-costura do século XXI é caracterizado pelo aumento da exigência no que toca à inovação, à qualidade e ao preço. Deste modo, a demanda pelo pronto-a-vestir de luxo aumentou, passando este a constituir uma ameaça à alta-costura. Nesta conjuntura, a alta-costura enfrenta um percurso de mudança no seu ser, a fim de corresponder às exigências do consumidor num mercado contemporâneo. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma do conhecimento das marcas do setor de luxo, onde existe um espaço de compreensão e reflexão dos momentos de sucesso, declínio e, por vezes, retorno das diferentes marcas de luxo, de modo a que se possa melhor entender o universo da alta-costura.
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