Luxo, Moda e Sustentabilidade: Entre o Discurso e a Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Madalena Bento de Vasconcelos Pastor de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14058
Resumo: Este estudo centra-se na forma como as marcas de moda de luxo comunicam o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo como objetivo analisar a relação e a coerência entre o discurso produzido sobre este tema e as práticas implementadas. A investigação tem em consideração a ênfase crescente colocada por estas marcas na produção sazonal (nalguns casos em detrimento dos seus “clássicos”) procurando integrar e/ou gerar tendências que, por definição, se caracterizam pelo seu curto prazo de validade. Agindo deste modo, torna-se legítimo questionar a sustentabilidade de práticas que, tal como observamos no segmento conhecido como fast fashion, privilegiam um sistema de drops frequentes e sucessivos, a rápida rotatividade e, potencialmente, o descarte, em detrimento da qualidade e da durabilidade expectáveis de uma marca de luxo — em paralelo com os constantes aumentos de preço que vêm acontecendo no setor premium desde 2019. Tendo em vista a exposição e análise da problemática exposta, a dissertação estrutura-se, primeiro, a partir do seu enquadramento conceptual e, depois, da elaboração de um estudo de caso que tem como objeto as marcas Prada e Gucci, observando-se o modo como estas (se) comunicam através de distintas plataformas digitais e procurando compreender em que medida duas das marcas de luxo com maior volume de vendas nos últimos anos demonstram o seu compromisso com a sustentabilidade tanto ao nível do discurso que produzem, como das práticas que implementam.
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