A propósito da lusofonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, João Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9190
Resumo: Propomos uma abordagem pós-convencional do conceito de cultura, mobilizando conceitos como sejam os de cibercultura, rede, identidade e globalização. Esta abordagem levanta dois problemas fundamentais. Um primeiro problema é conceptual: faz sentido, a partir de uma perspetiva pós -convencional, reconhecer a identidade de uma cultura humanístics, recuperando a ideia de formação (paideia) proveniente dos clássicos e distinguindo-a do conceito antropológico de cultura? Qual o impacto das indústrias culturais, das indústrias criativas e da cibercultura nestas divisões tradicionais? Outro dos problemas é predominantemente político. Qual o modelo de globalização cultural com que nos confrontamos hoje? É um modelo de globalização homogeneizadora ou é um modelo de diálogo multicultural? Aa globalização, na sua configuração atual permite o reconhecimento das culturas periféricas, nomeadamente o acesso ao reconhecimento e protagonismo nas indústrias culturais e criativas?
id RCAP_df688d06411aab1ec022880e21967ce1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A propósito da lusofoniaCibercultura e diversidade: para uma abordagem pós- convencional do conceito de rede e de culturaRedesCiberculturaLusofoniaGlobalizaçãoPropomos uma abordagem pós-convencional do conceito de cultura, mobilizando conceitos como sejam os de cibercultura, rede, identidade e globalização. Esta abordagem levanta dois problemas fundamentais. Um primeiro problema é conceptual: faz sentido, a partir de uma perspetiva pós -convencional, reconhecer a identidade de uma cultura humanístics, recuperando a ideia de formação (paideia) proveniente dos clássicos e distinguindo-a do conceito antropológico de cultura? Qual o impacto das indústrias culturais, das indústrias criativas e da cibercultura nestas divisões tradicionais? Outro dos problemas é predominantemente político. Qual o modelo de globalização cultural com que nos confrontamos hoje? É um modelo de globalização homogeneizadora ou é um modelo de diálogo multicultural? Aa globalização, na sua configuração atual permite o reconhecimento das culturas periféricas, nomeadamente o acesso ao reconhecimento e protagonismo nas indústrias culturais e criativas?LUSOCOM editada pola AGACOM, Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación, con domicilio social na Facultade de Ciencias da Comunicación, Avda de Castelao s/n, 15782 Santiago de Compostela (Galiza-España).uBibliorumCorreia, João Carlos2020-02-10T16:01:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:23.553841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A propósito da lusofonia
Cibercultura e diversidade: para uma abordagem pós- convencional do conceito de rede e de cultura
title A propósito da lusofonia
spellingShingle A propósito da lusofonia
Correia, João Carlos
Redes
Cibercultura
Lusofonia
Globalização
title_short A propósito da lusofonia
title_full A propósito da lusofonia
title_fullStr A propósito da lusofonia
title_full_unstemmed A propósito da lusofonia
title_sort A propósito da lusofonia
author Correia, João Carlos
author_facet Correia, João Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Redes
Cibercultura
Lusofonia
Globalização
topic Redes
Cibercultura
Lusofonia
Globalização
description Propomos uma abordagem pós-convencional do conceito de cultura, mobilizando conceitos como sejam os de cibercultura, rede, identidade e globalização. Esta abordagem levanta dois problemas fundamentais. Um primeiro problema é conceptual: faz sentido, a partir de uma perspetiva pós -convencional, reconhecer a identidade de uma cultura humanístics, recuperando a ideia de formação (paideia) proveniente dos clássicos e distinguindo-a do conceito antropológico de cultura? Qual o impacto das indústrias culturais, das indústrias criativas e da cibercultura nestas divisões tradicionais? Outro dos problemas é predominantemente político. Qual o modelo de globalização cultural com que nos confrontamos hoje? É um modelo de globalização homogeneizadora ou é um modelo de diálogo multicultural? Aa globalização, na sua configuração atual permite o reconhecimento das culturas periféricas, nomeadamente o acesso ao reconhecimento e protagonismo nas indústrias culturais e criativas?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-02-10T16:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9190
url http://hdl.handle.net/10400.6/9190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LUSOCOM editada pola AGACOM, Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación, con domicilio social na Facultade de Ciencias da Comunicación, Avda de Castelao s/n, 15782 Santiago de Compostela (Galiza-España).
publisher.none.fl_str_mv LUSOCOM editada pola AGACOM, Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación, con domicilio social na Facultade de Ciencias da Comunicación, Avda de Castelao s/n, 15782 Santiago de Compostela (Galiza-España).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136386380464128