ConVivências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dorisa Alexandra Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83918
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_df69d8234ce0416a72d2904546f189fa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ConVivênciasConVivênciasadulto de idade avançadaaprendizagemenvelhecimento ativouniversidade sénioradult of advanced agelearningactive agingsenior universityRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório reporta-se ao projeto de estágio desenvolvido na Universidade Sénior de Benedita, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a finalidade de obtenção do grau de Mestre. O trabalho realizado ao longo de nove meses, durante o ano letivo 2016/2017, é relatado neste relatório de estágio, numa descrição que envolve as experiências e o crescimento na aproximação à prática profissional de nove meses de trabalho. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do estágio na área de Educação e Formação de Adultos, numa universidade sénior. O processo de estágio estruturou-se em dois eixos fulcrais: aprendizagem e trabalho como Técnicas Superiores de Educação. Num primeiro eixo, condizente à aprendizagem, procedeu-se ao conhecimento da instituição e dos seus processos e ao conhecimento das pessoas e à identificação das estratégias de relacionamento com elas. Este eixo, que não decorreu apenas nos primeiros meses de estágio, mas ao longo de todo este, consistiu assim no processo de aprendizagem constante dos procedimentos e do funcionamento de uma universidade sénior, tal como na (re) aprendizagem constante de estratégias e metodologias de educação e formação de adultos. O segundo eixo, referente ao trabalho como técnicas superiores de educação, configurou-se em todas as intervenções realizadas no âmbito do projeto de estágio, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo dos adultos de idade avançada. A realização do estágio permitiu-nos, assim, usufruir de diversas experiências, aprendizagens e novos conhecimentos, que serão descritos neste relatório. Foram oportunidades fundamentais para o nosso desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, em particular para o trabalho com e para o adulto de idade avançada.This report refers to the internship project developed at Universidade Sénior de Benedita, in the field of 2nd year of Master’s Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psichology and Educational Sciences of the University of Coimbra, with the purpose of obtaining the degree of Master. The work performed over a nine months, during 2016/2017 school year, is reported in this internship report in a discription that involves the experiences and growth of nine months in approaching of work practice. This work was developed within the scope of the internship the area of Adult Education and Training in a senior university.The internship process was structured in two main axes: learning and work as Techniques Higher of Education. In a first axis, appropriate to learning, proceeded the knowledge of the institution and its processes and the knowledge of the people and the identification of the strategies of relationship with them. This axis, which did not only happen in the first months of the internship, but throughout the whole period, it has thus continuous learning process in the procedures and operation of a senior university, as well as in the constant (re) learning of strategies and methodologies of adult education and training. The second axis, referring to work as technique higher of education, was set up in all the interventions carried out in the scope of the internship project, with the objective of promoting the active aging of the elderly.The completion of the internship has enabled us to benefit from various experiences, learning and new knowledge, which will be described in this report. They were key opportunities for our development of personal and professional skills, particularly for working with and for the elderly.2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83918http://hdl.handle.net/10316/83918TID:202144020porPereira, Dorisa Alexandra Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:35.830349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ConVivências
ConVivências
title ConVivências
spellingShingle ConVivências
Pereira, Dorisa Alexandra Machado
adulto de idade avançada
aprendizagem
envelhecimento ativo
universidade sénior
adult of advanced age
learning
active aging
senior university
title_short ConVivências
title_full ConVivências
title_fullStr ConVivências
title_full_unstemmed ConVivências
title_sort ConVivências
author Pereira, Dorisa Alexandra Machado
author_facet Pereira, Dorisa Alexandra Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dorisa Alexandra Machado
dc.subject.por.fl_str_mv adulto de idade avançada
aprendizagem
envelhecimento ativo
universidade sénior
adult of advanced age
learning
active aging
senior university
topic adulto de idade avançada
aprendizagem
envelhecimento ativo
universidade sénior
adult of advanced age
learning
active aging
senior university
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83918
http://hdl.handle.net/10316/83918
TID:202144020
url http://hdl.handle.net/10316/83918
identifier_str_mv TID:202144020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947101184000