Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria José Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94892
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b07440ce31b4a4fc000d3dd5df36dc1b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de LobosMaking a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de LobosEnvelhecimento ativo;Educação de AdultosGerontologia EducativaUniversidade SéniorSenioresActive agingAdult EducationEducational GerontologySenior UniversitySeniorsDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório, designado “Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos”, O estágio curricular foi realizado na Casa do Povo de Câmara de Lobos (CPCL), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada na freguesia de Câmara de Lobos, Madeira. Este teve a duração de um ano letivo com início em setembro de 2019 etérmino em maio de 2020, tendo sido realizado, mais especificamente, num projeto da CPCLintegrado na Universidade Sénior de Câmara de Lobos (USCL). Ainda contou com aorientação local da Dr.ª Laura Sousa, coordenadora da USCL. Com o aumento da esperança média de vida ganha ainda mais relevo a importância de proporcionar às pessoas seniores uma melhor qualidade de vida. Assim, o projeto de intervenção foi enquadrado pelo desígnio de tornar o envelhecimento mais ativo e saudável, a partir da perspetiva educacional, o que no permitiu conhecer, participar e inovar as dinâmicas de uma universidade sénior. A participação nesta resposta socioeducativa é uma oportunidade de os seniores se sentirem valorizados, colocarem em prática muitas das suas habilidades e saberes, e também de incentivar e promover o convívio social, combatendo assim o isolamento social.O relatório começa por apresentar uma fundamentação teórica em torno das temáticas do envelhecimento e da gerontologia educativa, seguindo-se a caracterização da CPCL, a apresentação do projeto de estágio com as respetivas atividades desenvolvidas, ao longo do ano, e finaliza com uma avaliação da intervenção e reflexão final.This report, entitled “Making a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Lobos”,the curricular internship was held at the House of People of Câmara de Lobos (CPCL), a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), located in the parish of Câmara deLobos, Madeira. This lasted for an academic year starting in September 2019 and ending in May 2020, having been carried out, more specifically, in a CPCL project integrated in the Senior University of Câmara de Lobos (USCL). It also counted on the local guidance from Dr. Laura Sousa, USCL coordinator. With the increase in average life expectancy, the importance of providing senior people with a better quality of life becomes even more important. Thus, the intervention project was framed by the aim of making aging more active and healthier, from aneducational perspective, which allowed us to know, participate and innovate the dynamics ofa senior university. Participation in this socio-educational response is an opportunity forseniors to feel valued, to put into practice many of their skills and knowledge, and toencourage and promote social interaction, as well as combating social isolation.The report begins by presenting a theoretical foundation around the themes of agingand educational gerontology, followed by the characterization of CPCL, the presentation of the internship project with the respective activities developed throughout the year, and ends with an evaluation of the intervention and a final reflection.2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94892http://hdl.handle.net/10316/94892TID:202719855porPereira, Maria José Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:22:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:31.407275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
Making a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Lobos
title Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
spellingShingle Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
Pereira, Maria José Abreu
Envelhecimento ativo;
Educação de Adultos
Gerontologia Educativa
Universidade Sénior
Seniores
Active aging
Adult Education
Educational Gerontology
Senior University
Seniors
title_short Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
title_full Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
title_fullStr Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
title_full_unstemmed Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
title_sort Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
author Pereira, Maria José Abreu
author_facet Pereira, Maria José Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria José Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento ativo;
Educação de Adultos
Gerontologia Educativa
Universidade Sénior
Seniores
Active aging
Adult Education
Educational Gerontology
Senior University
Seniors
topic Envelhecimento ativo;
Educação de Adultos
Gerontologia Educativa
Universidade Sénior
Seniores
Active aging
Adult Education
Educational Gerontology
Senior University
Seniors
description Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94892
http://hdl.handle.net/10316/94892
TID:202719855
url http://hdl.handle.net/10316/94892
identifier_str_mv TID:202719855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134030430470144