Critérios de escolha de centros comerciais por parte dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Francisco Barros Martins de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19394
Resumo: Os centros comerciais em Portugal são hoje uma referência na área do consumo. Com o aumento contínuo da oferta, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha, e torna-se cada vez mais relevante os diferentes centros comerciais se conseguirem diferenciar entre si de maneira a atraírem o maior número de pessoas. Este estudo tem como propósito aglomerar seis dimensões constituídas por um conjunto de critérios pelos quais um centro comercial poderá ser avaliado e perceber se essas dimensões impactam ou não a escolha do consumidor na hora da tomada de decisão. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura onde se explorou vários conceitos e estudos semelhantes, que levou à conceção de um modelo conceptual e criação de hipóteses de estudo. Para a investigação, foi feito um estudo quantitativo recorrendo a um inquérito online em que se recolheram 214 respostas válidas. Após trabalhados e analisados os dados recolhidos, chegou-se à conclusão que das seis dimensões, apenas duas impactam a intenção de voltar a um centro comercial por parte dos consumidores. Estes resultados levaram à interpretação de que as restantes quatro dimensões não são suficientemente diferenciadoras para levarem um consumidor a decidir com base nestas, e que os centros comerciais terão que criar novos critérios que os diferenciem e mudem realmente a experiência dos consumidores influenciando diretamente a sua escolha.
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