Critérios de escolha de centros comerciais por parte dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19394 |
Resumo: | Os centros comerciais em Portugal são hoje uma referência na área do consumo. Com o aumento contínuo da oferta, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha, e torna-se cada vez mais relevante os diferentes centros comerciais se conseguirem diferenciar entre si de maneira a atraírem o maior número de pessoas. Este estudo tem como propósito aglomerar seis dimensões constituídas por um conjunto de critérios pelos quais um centro comercial poderá ser avaliado e perceber se essas dimensões impactam ou não a escolha do consumidor na hora da tomada de decisão. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura onde se explorou vários conceitos e estudos semelhantes, que levou à conceção de um modelo conceptual e criação de hipóteses de estudo. Para a investigação, foi feito um estudo quantitativo recorrendo a um inquérito online em que se recolheram 214 respostas válidas. Após trabalhados e analisados os dados recolhidos, chegou-se à conclusão que das seis dimensões, apenas duas impactam a intenção de voltar a um centro comercial por parte dos consumidores. Estes resultados levaram à interpretação de que as restantes quatro dimensões não são suficientemente diferenciadoras para levarem um consumidor a decidir com base nestas, e que os centros comerciais terão que criar novos critérios que os diferenciem e mudem realmente a experiência dos consumidores influenciando diretamente a sua escolha. |
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Critérios de escolha de centros comerciais por parte dos consumidoresCentros comerciais -- Commercial centersCritérios de escolhaComportamento do consumidor -- Consumer behaviorTomada de decisãoDiferenciaçãoShopping centersChoice criteriaDecision makingDifferentiationMarketingPreferência do consumidorPortugalOs centros comerciais em Portugal são hoje uma referência na área do consumo. Com o aumento contínuo da oferta, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha, e torna-se cada vez mais relevante os diferentes centros comerciais se conseguirem diferenciar entre si de maneira a atraírem o maior número de pessoas. Este estudo tem como propósito aglomerar seis dimensões constituídas por um conjunto de critérios pelos quais um centro comercial poderá ser avaliado e perceber se essas dimensões impactam ou não a escolha do consumidor na hora da tomada de decisão. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura onde se explorou vários conceitos e estudos semelhantes, que levou à conceção de um modelo conceptual e criação de hipóteses de estudo. Para a investigação, foi feito um estudo quantitativo recorrendo a um inquérito online em que se recolheram 214 respostas válidas. Após trabalhados e analisados os dados recolhidos, chegou-se à conclusão que das seis dimensões, apenas duas impactam a intenção de voltar a um centro comercial por parte dos consumidores. Estes resultados levaram à interpretação de que as restantes quatro dimensões não são suficientemente diferenciadoras para levarem um consumidor a decidir com base nestas, e que os centros comerciais terão que criar novos critérios que os diferenciem e mudem realmente a experiência dos consumidores influenciando diretamente a sua escolha.Shopping centers in Portugal are today a reference in the area of consumption. With the ever-increasing supply, consumers have more options to choose from, and it becomes increasingly relevant for different shopping centers to differentiate themselves in order to attract the largest number of people. This study aims to bring together a set of six dimensions consisting of several criteria by which a shopping center can be evaluated and understand whether or not these dimensions impact the consumer’s choice at the time of decision making. For such purpose, a literature review was developed in which several concepts and similar studies were explored, which led to the design of a conceptual model and the creation of study hypotheses. For the research, a quantitative study was conducted using an online survey in which 214 valid responses were collected. After working and analyzing the collected data, it was concluded that of the six dimensions, only two impact the intention of consumers to return to a shopping center. These results have led to the interpretation that the remaining four dimensions are not sufficiently differentiating to lead a consumer to decide on the basis of these, and that shopping centers will have to create new criteria that differentiates them and actually change the consumer’s experience and therefore their decision.2020-01-16T14:50:30Z2019-12-10T00:00:00Z2019-12-102019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19394TID:202338789porJesus, Francisco Barros Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:33.254090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os centros comerciais em Portugal são hoje uma referência na área do consumo. Com o aumento contínuo da oferta, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha, e torna-se cada vez mais relevante os diferentes centros comerciais se conseguirem diferenciar entre si de maneira a atraírem o maior número de pessoas. Este estudo tem como propósito aglomerar seis dimensões constituídas por um conjunto de critérios pelos quais um centro comercial poderá ser avaliado e perceber se essas dimensões impactam ou não a escolha do consumidor na hora da tomada de decisão. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura onde se explorou vários conceitos e estudos semelhantes, que levou à conceção de um modelo conceptual e criação de hipóteses de estudo. Para a investigação, foi feito um estudo quantitativo recorrendo a um inquérito online em que se recolheram 214 respostas válidas. Após trabalhados e analisados os dados recolhidos, chegou-se à conclusão que das seis dimensões, apenas duas impactam a intenção de voltar a um centro comercial por parte dos consumidores. Estes resultados levaram à interpretação de que as restantes quatro dimensões não são suficientemente diferenciadoras para levarem um consumidor a decidir com base nestas, e que os centros comerciais terão que criar novos critérios que os diferenciem e mudem realmente a experiência dos consumidores influenciando diretamente a sua escolha. |
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