A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8458
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_e5dbb4f17825147d8655152b0c01ef9e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratórioescolha da universidade a frequentartomada de decisãocritérios de decisãomarketing de universidadescollege choicedecision makingchoice criteriauniversity marketingMestrado em MarketingEm Portugal, milhares de jovens concorrem todos os anos por um lugar no ensino superior, sendo o curso de Gestão um dos mais procurados por parte dos estudantes que terminam o ensino secundário. Na área de Gestão há uma forte concorrência entre diversas faculdades da região de Lisboa, nomeadamente ISCTE, ISEG, Universidade Católica e Universidade Nova para recrutar os melhores candidatos, ou seja, aqueles que terminam o ensino secundário com as melhores classificações. A eficácia do marketing destas faculdades pode melhorar se entenderem o processo de tomada de decisão dos melhores candidatos, nomeadamente em termos da integração que estes fazem da informação recolhida de múltiplas fontes e dos atributos críticos da decisão de escolha da faculdade a frequentar. Adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um focus group com estudantes que entraram numas das faculdades referidas com classificações elevadas. Os resultados revelam que o processo de decisão é complexo, sendo explorados os principais critérios de decisão e as suas implicações para o marketing das universidades.In Portugal, thousands of young people compete each year for a place in higher education institutions, and the course of business administration is one of the most sought after by students who complete high school. In this field, competition is fierce among different faculties of the Lisbon region (e.g., ISCTE, ISEG, Catholic University and Nova University) to recruit the best candidates, that is, those who graduate high school with the best grades. The effectiveness of the marketing of these schools can improve with a better understanding of (1) the decision-making process of the best candidates, particularly in terms of how they process and integrate information gathered from multiple sources, and (2) critical attributes in the decision of which college to attend. This research followed a qualitative approach and a focus group was implemented with a small group of students admitted with the highest grades in one of the colleges listed above. The results reveal that the decision making process is complex and highlight key decision criteria for college choice and the implications for the marketing of universities.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos2015-04-22T09:29:18Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8458porSantos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos (2014). "A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:27.914046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
title A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
spellingShingle A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
escolha da universidade a frequentar
tomada de decisão
critérios de decisão
marketing de universidades
college choice
decision making
choice criteria
university marketing
title_short A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
title_full A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
title_fullStr A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
title_sort A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
author Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
author_facet Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
dc.subject.por.fl_str_mv escolha da universidade a frequentar
tomada de decisão
critérios de decisão
marketing de universidades
college choice
decision making
choice criteria
university marketing
topic escolha da universidade a frequentar
tomada de decisão
critérios de decisão
marketing de universidades
college choice
decision making
choice criteria
university marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-22T09:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8458
url http://hdl.handle.net/10400.5/8458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos (2014). "A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131033371672576