E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25001 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporte ao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em plataformas LMS, nos cursos de licenciatura e mestrados integrados da Universidade de Lisboa, durante no ano letivo 2012/2013. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo foi feito a partir de um questionário online disponibilizado aos 3740 estudantes de 40 disciplinas. Foram analisadas 604 respostas que permitiram conhecer a opinião dos estudantes relativamente ao uso destes sistemas de suporte a e-Learning por parte dos professores, o grau de satisfação dos mesmos com o uso de tais ferramentas de interação em particular, bem como a medida que estes consideram que o uso de tais sistemas contribui para melhorar os seus processos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes revelam elevado grau de satisfação com o uso das plataformas, reconhecendo que o uso de tais ferramentas de interação melhoraram o seu estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiram partido destes sistemas online. |
id |
RCAP_df77767d5a416dac6906bd9980b9e80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/25001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagemSatisfação do estudanteEnsino superiorInteração onlinee-LearningLMSNo presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporte ao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em plataformas LMS, nos cursos de licenciatura e mestrados integrados da Universidade de Lisboa, durante no ano letivo 2012/2013. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo foi feito a partir de um questionário online disponibilizado aos 3740 estudantes de 40 disciplinas. Foram analisadas 604 respostas que permitiram conhecer a opinião dos estudantes relativamente ao uso destes sistemas de suporte a e-Learning por parte dos professores, o grau de satisfação dos mesmos com o uso de tais ferramentas de interação em particular, bem como a medida que estes consideram que o uso de tais sistemas contribui para melhorar os seus processos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes revelam elevado grau de satisfação com o uso das plataformas, reconhecendo que o uso de tais ferramentas de interação melhoraram o seu estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiram partido destes sistemas online.Universidade de AveiroRepositório da Universidade de LisboaLima, WanniseCabral, PedroPedro, N.2016-11-09T15:21:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25001porLima, W., Cabral, P., & Pedro, N. (2014). E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem. Indagatio Didactica, 6(1), 242-253.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:43.018066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
title |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
spellingShingle |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem Lima, Wannise Satisfação do estudante Ensino superior Interação online e-Learning LMS |
title_short |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
title_full |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
title_fullStr |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
title_full_unstemmed |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
title_sort |
E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem |
author |
Lima, Wannise |
author_facet |
Lima, Wannise Cabral, Pedro Pedro, N. |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Pedro Pedro, N. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Wannise Cabral, Pedro Pedro, N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do estudante Ensino superior Interação online e-Learning LMS |
topic |
Satisfação do estudante Ensino superior Interação online e-Learning LMS |
description |
No presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporte ao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em plataformas LMS, nos cursos de licenciatura e mestrados integrados da Universidade de Lisboa, durante no ano letivo 2012/2013. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo foi feito a partir de um questionário online disponibilizado aos 3740 estudantes de 40 disciplinas. Foram analisadas 604 respostas que permitiram conhecer a opinião dos estudantes relativamente ao uso destes sistemas de suporte a e-Learning por parte dos professores, o grau de satisfação dos mesmos com o uso de tais ferramentas de interação em particular, bem como a medida que estes consideram que o uso de tais sistemas contribui para melhorar os seus processos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes revelam elevado grau de satisfação com o uso das plataformas, reconhecendo que o uso de tais ferramentas de interação melhoraram o seu estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiram partido destes sistemas online. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-11-09T15:21:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/25001 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/25001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, W., Cabral, P., & Pedro, N. (2014). E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem. Indagatio Didactica, 6(1), 242-253. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329010388992 |