Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24824
Resumo: No que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país.
id RCAP_df782dd4d1249ca214c2a063d8667b33
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básicoEnsino-aprendizagemCinema de animaçãoWorkshop de animaçãoProcessos criativosArte audiovisualNo que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país.When it comes to the Arts in Portugal, its historical footprint has been fading throughout the decades, possibly the fruit of yielding to traditional tendencies, to the conventional or to fear. While the world creates, moves on and discovers, the small country generates an almost mute identity, driving its most creative minds to look for success in neighboring countries. The following dissertation defends the idea that the investment in animation, in the general teaching program, could come to change the tide on this problem. In these chapters, we develop the research question, theories, and at least one possible solution, which will take us to the preparation and process of a practical project, with the support of the history of cinematic animation in general, and analyzing the portuguese example, as well as studying pedagogics briefly. Following that we will have the registry of activities as a means of analysis of the results collected during the project, which will prove the success, or consequential failure, of the applied theories. This study and resulting animation workshop looks forward to bring visual arts and the basic teachings we have had access to during our course (Communication and Multimedia) to the young students, possibly encouraging an early interest towards the 7th art, and driving us into a larger generation of innovative and creative individuals that can bring back and restore the colors of the cultural presence of our country.2018-12-10T11:14:19Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24824TID:202238440porSilva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:31Zoai:ria.ua.pt:10773/24824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:22.073553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
title Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
spellingShingle Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da
Ensino-aprendizagem
Cinema de animação
Workshop de animação
Processos criativos
Arte audiovisual
title_short Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
title_full Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
title_fullStr Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
title_full_unstemmed Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
title_sort Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
author Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da
author_facet Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Cinema de animação
Workshop de animação
Processos criativos
Arte audiovisual
topic Ensino-aprendizagem
Cinema de animação
Workshop de animação
Processos criativos
Arte audiovisual
description No que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T11:14:19Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24824
TID:202238440
url http://hdl.handle.net/10773/24824
identifier_str_mv TID:202238440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137638080315392