Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24824 |
Resumo: | No que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país. |
id |
RCAP_df782dd4d1249ca214c2a063d8667b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24824 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básicoEnsino-aprendizagemCinema de animaçãoWorkshop de animaçãoProcessos criativosArte audiovisualNo que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país.When it comes to the Arts in Portugal, its historical footprint has been fading throughout the decades, possibly the fruit of yielding to traditional tendencies, to the conventional or to fear. While the world creates, moves on and discovers, the small country generates an almost mute identity, driving its most creative minds to look for success in neighboring countries. The following dissertation defends the idea that the investment in animation, in the general teaching program, could come to change the tide on this problem. In these chapters, we develop the research question, theories, and at least one possible solution, which will take us to the preparation and process of a practical project, with the support of the history of cinematic animation in general, and analyzing the portuguese example, as well as studying pedagogics briefly. Following that we will have the registry of activities as a means of analysis of the results collected during the project, which will prove the success, or consequential failure, of the applied theories. This study and resulting animation workshop looks forward to bring visual arts and the basic teachings we have had access to during our course (Communication and Multimedia) to the young students, possibly encouraging an early interest towards the 7th art, and driving us into a larger generation of innovative and creative individuals that can bring back and restore the colors of the cultural presence of our country.2018-12-10T11:14:19Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24824TID:202238440porSilva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:31Zoai:ria.ua.pt:10773/24824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:22.073553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
title |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
spellingShingle |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da Ensino-aprendizagem Cinema de animação Workshop de animação Processos criativos Arte audiovisual |
title_short |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
title_full |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
title_fullStr |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
title_sort |
Cinema de animação: um investimento educativo no ensino básico |
author |
Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da |
author_facet |
Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Gonçalves de Araújo Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Cinema de animação Workshop de animação Processos criativos Arte audiovisual |
topic |
Ensino-aprendizagem Cinema de animação Workshop de animação Processos criativos Arte audiovisual |
description |
No que toca às artes em Portugal, a sua pegada histórica tem vindo a dissiparse com as décadas, possível fruto de uma rendição às tendências da tradição, do convencional ou do medo. Enquanto o mundo cria, avança e descobre, este pequeno país gere uma identidade quase muda, levando as suas mentes mais criativas a procurar sucesso nos países vizinhos. O documento de dissertação que se segue defende a ideia de que o investimento na animação, no ensino geral, pode vir a dar a volta a esta problemática. Entre os capítulos presentes, desenvolvem-se as questões de investigação, teorias, hipóteses e aventa-se pelo menos uma solução possível, que levou à preparação, análise e processo de um projeto prático, com apoio na história do cinema de animação em geral, e, levando em conta o exemplo português, estudou-se também e brevemente a pedagogia associada. De seguida seguese o registo das atividades sob forma de análise dos resultados obtidos no projeto, que virá a dar provas do sucesso, ou não, das teorias postas em prática. Este estudo e decorrente workshop de animação procura levar as artes visuais e os ensinamentos base a que tivemos acesso no nosso curso (Comunicação e Multimédia), ao encontro dos jovens, possivelmente incentivando mais cedo o seu interesse pela 7ªarte. Procurou-se contribuir para ajudar a impulsionar uma geração maior de indivíduos inovadores e criativos que consigam realçar as cores da presença cultural do nosso país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10T11:14:19Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24824 TID:202238440 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24824 |
identifier_str_mv |
TID:202238440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137638080315392 |