Inclusão audiovisual através do cinema de animação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G |
Resumo: | Este trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação. |
id |
UFMG_510a4b3e83a2260e6f4870a99719e1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73GJ4G |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Evandro Jose Lemos da CunhaLucia Gouvea PimentelJose Americo RibeiroSergio Henrique Carvalho Vilaca2019-08-13T07:31:02Z2019-08-13T07:31:02Z2006-08-30http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4GEste trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação.This task intends to contribute for understanding the social and cultural inclusion process through the movies, seeking for estimate initiatives that propose the cartoon (animation film) as element of educational experience at Brasilian public school. Actions that use the whole potential of the cartoon technicality to improve creativity and new educational method has been identified; as well as actions that connect the public school to the social and cultural institutions of audivisual in the non-governmental institutions.The Vilanimada Project is the subject of the study used for understanding the process of audiovisual inclusion at schools. Such project has been read up from the beginning to his conclusion. The experiences with cartoon study in Vilanimada Project and other else projects has been used for the elaboration of the textbook with substantial information about cartoon history, including its techniques and specific bibliography, specially how to draw up cartoon projects in low budget. This essay will support teachers in public schools as well as workshops using cartoon.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino audiovisualInclusão audiovisualEnsino Inovações tecnológicasAnimação (Cinematografia) no ensinoAudiovisualCinema de animaçãoInclusão audiovisual através do cinema de animaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_sergio_vilaca.pdfapplication/pdf4822401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/1/disserta__o_sergio_vilaca.pdf98d01f1adb93101f6d329d33ff8ef5fbMD51TEXTdisserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtdisserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtExtracted texttext/plain319781https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/2/disserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtb0908d85ef63748f72b027370baea86eMD521843/VPQZ-73GJ4G2019-11-14 21:57:47.826oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73GJ4GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:57:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
title |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
spellingShingle |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação Sergio Henrique Carvalho Vilaca Audiovisual Cinema de animação Ensino audiovisual Inclusão audiovisual Ensino Inovações tecnológicas Animação (Cinematografia) no ensino |
title_short |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
title_full |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
title_fullStr |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
title_full_unstemmed |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
title_sort |
Inclusão audiovisual através do cinema de animação |
author |
Sergio Henrique Carvalho Vilaca |
author_facet |
Sergio Henrique Carvalho Vilaca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucia Gouvea Pimentel |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jose Americo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sergio Henrique Carvalho Vilaca |
contributor_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha Lucia Gouvea Pimentel Jose Americo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Cinema de animação |
topic |
Audiovisual Cinema de animação Ensino audiovisual Inclusão audiovisual Ensino Inovações tecnológicas Animação (Cinematografia) no ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino audiovisual Inclusão audiovisual Ensino Inovações tecnológicas Animação (Cinematografia) no ensino |
description |
Este trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T07:31:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T07:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/1/disserta__o_sergio_vilaca.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/2/disserta__o_sergio_vilaca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98d01f1adb93101f6d329d33ff8ef5fb b0908d85ef63748f72b027370baea86e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589557415837696 |