Inclusão audiovisual através do cinema de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Henrique Carvalho Vilaca
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G
Resumo: Este trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação.
id UFMG_510a4b3e83a2260e6f4870a99719e1e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73GJ4G
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaLucia Gouvea PimentelJose Americo RibeiroSergio Henrique Carvalho Vilaca2019-08-13T07:31:02Z2019-08-13T07:31:02Z2006-08-30http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4GEste trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação.This task intends to contribute for understanding the social and cultural inclusion process through the movies, seeking for estimate initiatives that propose the cartoon (animation film) as element of educational experience at Brasilian public school. Actions that use the whole potential of the cartoon technicality to improve creativity and new educational method has been identified; as well as actions that connect the public school to the social and cultural institutions of audivisual in the non-governmental institutions.The Vilanimada Project is the subject of the study used for understanding the process of audiovisual inclusion at schools. Such project has been read up from the beginning to his conclusion. The experiences with cartoon study in Vilanimada Project and other else projects has been used for the elaboration of the textbook with substantial information about cartoon history, including its techniques and specific bibliography, specially how to draw up cartoon projects in low budget. This essay will support teachers in public schools as well as workshops using cartoon.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino audiovisualInclusão audiovisualEnsino Inovações tecnológicasAnimação (Cinematografia) no ensinoAudiovisualCinema de animaçãoInclusão audiovisual através do cinema de animaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_sergio_vilaca.pdfapplication/pdf4822401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/1/disserta__o_sergio_vilaca.pdf98d01f1adb93101f6d329d33ff8ef5fbMD51TEXTdisserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtdisserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtExtracted texttext/plain319781https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/2/disserta__o_sergio_vilaca.pdf.txtb0908d85ef63748f72b027370baea86eMD521843/VPQZ-73GJ4G2019-11-14 21:57:47.826oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73GJ4GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:57:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão audiovisual através do cinema de animação
title Inclusão audiovisual através do cinema de animação
spellingShingle Inclusão audiovisual através do cinema de animação
Sergio Henrique Carvalho Vilaca
Audiovisual
Cinema de animação
Ensino audiovisual
Inclusão audiovisual
Ensino Inovações tecnológicas
Animação (Cinematografia) no ensino
title_short Inclusão audiovisual através do cinema de animação
title_full Inclusão audiovisual através do cinema de animação
title_fullStr Inclusão audiovisual através do cinema de animação
title_full_unstemmed Inclusão audiovisual através do cinema de animação
title_sort Inclusão audiovisual através do cinema de animação
author Sergio Henrique Carvalho Vilaca
author_facet Sergio Henrique Carvalho Vilaca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Americo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Sergio Henrique Carvalho Vilaca
contributor_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
Lucia Gouvea Pimentel
Jose Americo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Cinema de animação
topic Audiovisual
Cinema de animação
Ensino audiovisual
Inclusão audiovisual
Ensino Inovações tecnológicas
Animação (Cinematografia) no ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino audiovisual
Inclusão audiovisual
Ensino Inovações tecnológicas
Animação (Cinematografia) no ensino
description Este trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T07:31:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T07:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G
url http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/1/disserta__o_sergio_vilaca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/2/disserta__o_sergio_vilaca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98d01f1adb93101f6d329d33ff8ef5fb
b0908d85ef63748f72b027370baea86e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589557415837696