A leitura de poesia liríca no manual escolar contributos para a compreensão dos modos de ler poesia no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6369 |
Resumo: | Dissertação mestrado Educação, supervisão pedagógica em Ensino de Português |
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A leitura de poesia liríca no manual escolar contributos para a compreensão dos modos de ler poesia no ensino secundário806.90:372.88372.88:806.90Dissertação mestrado Educação, supervisão pedagógica em Ensino de PortuguêsEste nosso estudo foi enquadrado por um contexto social e académico de discussão sobre a presença da literatura na escola, no seguimento do novo Programa de Língua Portuguesa do Ensino Secundário, no qual, com uma organização assente em tipos textuais diversos, alguns autores e obras literárias deixaram de ser contemplados. Achamos, contudo, que a existência de variedade de tipos textuais não assegura o desenvolvimento de habilidades de leitura dos diversos textos. A questão jogar-se-á mais ao nível da diversidade das práticas de leitura. Julgamos, por isso, que a verdadeira questão da presença da literatura na escola não estará tanto no número de textos que o programa propõe, mas, sobretudo, nos modos de os ler. Analisámos, num manual de 10º ano, a presença e os modos de leitura da poesia lírica – o tipo textual que poderá apresentar maior resistência a encaixar nas intenções práxicas do texto programático –; julgamos que o reconhecimento da sua semiose literária terá de passar, no momento da leitura, por uma experiência estética do leitor, por uma vivência sensorial, pelo reconhecimento dos efeitos suscitados e pela valorização de aspectos outros que não os semânticos. Estudámos, então, a partir do estabelecimento de pressupostos de leitura dos textos líricos, oriundos de vários campos – da didáctica, da crítica, da teoria da literatura –, as estratégias de leitura que o manual legitima – reflectindo também sobre as que silencia – para ler estes textos, bem como o enquadramento e o contributo de textos teóricos outros que poderão contribuir para validar modos de leitura da poesia lírica. Constatámos que algumas características da poesia lírica não são relevadas no recurso pedagógico; ao aluno/leitor não é permitida a vivência de uma experiência estético-literária dos poemas nem o mesmo é convidado a interiorizar o processo de leitura, não se consciencializando, assim, dos seus próprios processos de aprendizagem, nem desenvolvendo o auto-conhecimento. Pensamos, por isso, que será pertinente que se equacionem algumas práticas de leitura da poesia lírica, através das quais os alunos poderão estar a ser formados como leitores, pois nesta formação interagem tanto os saberes que constituem a enciclopédia do leitor, como os comportamentos culturais, como, ainda, os hábitos adquiridos.This study was fitted by a social and scholastic context of controversy about the presence of literature at school in consequence of the new High School Portuguese Program, based on different types of texts, but in which some authors and some books are no longer referred. However, we think that the existence of a huge variety of types of texts doesn’t assure the development of the reading skills. The question is more related to the diversity of the reading practise. So, we think that the real question of the presence of literature at school is not in the number of the texts that the program offers but, and mainly, the way of reading them. We analysed, in a 10th grade schoolbook, the presence and the ways of reading of lyric poetry - the textual type that can offer more resistance to fit in the usual intentions of the program texts- ; we believe that the recognising of its literature semiosis has to do with the aesthetic experience of the reader, with the sensorial manner of life, with the acknowledge of the aroused effects and with the value given to other aspects that not the semantic ones. Then, based on the establishment of reading conjectures of lyric texts resulting from different spheres- didactics, criticism, theory of literature- , we studied the strategies of reading that the schoolbook legitimates- also reflecting about those it remains silent- to read these texts, as well as the contribution of other types of texts to execute ways of reading lyric poetry. We noticed that some of the characteristics of the lyric poetry are not emphasized in the pedagogic resource; the students / readers are not allowed to live an aesthetic- literary experience of the poems or to interiorize the process of reading, having no conscious though of their own methods of learning being unable to develop their self awareness. So, we think that’s relevant to question some of these reading habits of lyric poetry, because they can be responsible for the formation of the students as readers, as in this formation interact not only the knowledge that is the encyclopaedia of the reader, but also the cultural behaviours, as well as the acquired habits.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoBatista, Fernando Teixeira2006-12-212006-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:10.222523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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