O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33424
Resumo: Passados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas.
id RCAP_df8055c260b442cec492f6a74e44bc40
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdoGreenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretaçãoCríticos de arte - Estados Unidos - séc.20Modernismo (Arte)Teses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasPassados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas.Twenty-three years after his death, Clement Greenberg is still someone to be taken into account in the world of contemporary art criticism, especially when we speak of Modernism. One cannot minimize the importance of his theory, usually referred to as formalist, or the influence it has had on the generations of artists from the 1930s to the present day. It is also a fact that, on one hand, there are multiple defenders and followers of his theory, but on the other hand, he also generates strong criticism and meets several attempts to challenge his aesthetic principles. The goal of this dissertation is to analyze the implications of Greenberg’s theory in the course of modern art, basi-cally in painting but also in sculpture, using a corpus of texts written by Greenberg since the end of the 1930s to the 1980s, explaining the dissensions between Greenberg and the other art critics. This will encompass the course of Modernist art from Impressionism to Jasper Johns, and Robert Rauschenberg, and then polemizing the commentary that major names in art criticism, such as Michael Fried, Leo Steinberg, and Rosalind Krauss made to the work of Greenberg. Consequently, it is argued that the journey made across 80 years of painting and sculpture by Greenberg demonstrates how the vision of one man became as important and critical as that of the artists themselves.Figueiredo, João R.Repositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Cristina Henriques Mendes da2018-05-17T09:57:47Z2018-04-242017-112018-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33424TID:201912295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.691029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
title O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
spellingShingle O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da
Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação
Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20
Modernismo (Arte)
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
title_full O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
title_fullStr O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
title_full_unstemmed O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
title_sort O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
author Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da
author_facet Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, João R.
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação
Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20
Modernismo (Arte)
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação
Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20
Modernismo (Arte)
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Passados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2018-05-17T09:57:47Z
2018-04-24
2018-04-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33424
TID:201912295
url http://hdl.handle.net/10451/33424
identifier_str_mv TID:201912295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414345601024