O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33424 |
Resumo: | Passados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas. |
id |
RCAP_df8055c260b442cec492f6a74e44bc40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdoGreenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretaçãoCríticos de arte - Estados Unidos - séc.20Modernismo (Arte)Teses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasPassados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas.Twenty-three years after his death, Clement Greenberg is still someone to be taken into account in the world of contemporary art criticism, especially when we speak of Modernism. One cannot minimize the importance of his theory, usually referred to as formalist, or the influence it has had on the generations of artists from the 1930s to the present day. It is also a fact that, on one hand, there are multiple defenders and followers of his theory, but on the other hand, he also generates strong criticism and meets several attempts to challenge his aesthetic principles. The goal of this dissertation is to analyze the implications of Greenberg’s theory in the course of modern art, basi-cally in painting but also in sculpture, using a corpus of texts written by Greenberg since the end of the 1930s to the 1980s, explaining the dissensions between Greenberg and the other art critics. This will encompass the course of Modernist art from Impressionism to Jasper Johns, and Robert Rauschenberg, and then polemizing the commentary that major names in art criticism, such as Michael Fried, Leo Steinberg, and Rosalind Krauss made to the work of Greenberg. Consequently, it is argued that the journey made across 80 years of painting and sculpture by Greenberg demonstrates how the vision of one man became as important and critical as that of the artists themselves.Figueiredo, João R.Repositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Cristina Henriques Mendes da2018-05-17T09:57:47Z2018-04-242017-112018-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33424TID:201912295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.691029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
title |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
spellingShingle |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20 Modernismo (Arte) Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
title_full |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
title_fullStr |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
title_full_unstemmed |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
title_sort |
O modernismo de Clement Greenberg : forma e conteúdo |
author |
Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da |
author_facet |
Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, João R. Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Cristina Henriques Mendes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20 Modernismo (Arte) Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Greenberg, Clement, 1909-1994 - Crítica e interpretação Críticos de arte - Estados Unidos - séc.20 Modernismo (Arte) Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Passados vinte e três anos da sua morte, Clement Greenberg continua a ser um nome a ter em conta na crítica de arte contemporânea, nomeadamente quando falamos de Modernismo. Não se pode escamotear a importância da sua teoria, geralmente apelidada de formalista, nem a influência que a mesma teve em gerações de artistas, desde os anos 30 do século XX até aos nossos dias. Também é um facto que, se por um lado, encontramos múltiplos defensores e até discípulos, por outro gerou fortes críticas e tentativas várias de desconstrução dos seus princípios artísticos. Partindo da leitura de um corpus de textos de Greenberg escritos desde o final da década de 30 até à década de 80 do século XX, procura-se, ao longo desta dissertação, analisar as implicações da teoria de Greenberg no percurso da arte moderna, essencialmente na pintura mas também na escultura, explicitando as dissensões entre Greenberg e outros críticos de arte. Mostrar-se-á, assim, o percurso da arte modernista desde o Impressionismo até Jasper Johns e Robert Rauschenberg, polemizando as referências que nomes maiores da crítica de arte, como sejam Michael Fried, Leo Steinberg e Rosalind Krauss, fazem à obra de Greenberg. No final, pretende-se que o percurso feito ao longo de cerca de 80 anos de pintura e escultura demonstre como a visão de um só homem se revelou tão importante e fundamental quanto a dos artistas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2018-05-17T09:57:47Z 2018-04-24 2018-04-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33424 TID:201912295 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33424 |
identifier_str_mv |
TID:201912295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134414345601024 |