Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangas, Catarina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freire, Carla, Santos, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9853
Resumo: O ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.
id RCAP_df836eae8ea8c3048e8973c263f4ce3b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de ProblemasEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMINVESTIGAÇÃO QUALITATIVARECURSOS EDUCATIVOSEDUCATIONLEARNINGQUALITATIVE RESEARCHEDUCATIONAL RESOURCESSOFTWAREO ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.The ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS is a project with the main purpose of creating educational and ludic resources that are accessible to children in Primary Schools, in order to raise awareness of the difference and, in particular, of the four disability areas (intellectual, motor, auditory and visual). This has the particularity of its work team including several members, not only teachers and researchers, but also students from different levels of Higher Education (Professional Technical Higher Education Courses, Bachelors and Masters degrees) who are confronted with a sequence of questions for which they have to find valid answers and solutions. Problem-based learning has become the strategy pursued throughout the research and student’s training, a strategy which implies a systematic evaluation of the work developed. The evaluation of the entire process, from the planning to the implementation phase, is described in this article, reflecting on the options taken at the level of the instruments and techniques to be applied. As this project is under development, it is expected that the results of this evaluation will allow the understanding of the repercussions of the project on the knowledge and attitudes of students of Higher Education, but also the impact of this project in classes of Primary Education, including children with and without disabilities, and their respective teachers.ProLearn4ALL - Maletas Pedagógicas para TODOS est un projet dont le but principal est la création de ressources éducatives et ludiques accessibles à des enfants de l’école élémentaire, afin de les sensibiliser à la différence et en particulier aux quatre domaines de l’handicap (intellectuel, moteur, auditif et visuel). Le projet a la particularité d’inclure dans son équipe de travail plusieurs éléments, non seulement des professeurs et des chercheurs, mais également des étudiants de différents niveaux d’enseignement supérieur (enseignement supérieur technique professionnel, licence et maîtrise) confrontés à une série de questions pour lesquelles ils doivent trouver des réponses valables et des solutions. L’apprentissage par problème est ainsi devenu la stratégie suivie tout au long de la recherche et formation, ce qui implique une évaluation systématique du travail mise en place. L’évaluation de l’ensemble du processus, dès la planification à la phase de mise en oeuvre, est décrite dans cet article, ayant lieu à une réflexion sur les options prises au niveau des instruments et des techniques à appliquer. Étant donné que ce projet est en cours, on prévoit que les résultats de cette évaluation permettront de comprendre les répercussions du projet sur les connaissances et les attitudes des étudiants de l’enseignement supérieur, mais également sur l’impact de ce projet sur les classes de l’enseignement de base, y compris les enfants handicapés et non handicapés, et leurs enseignants.El ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS, es un proyecto que tiene como principal objetivo la creación de recursos ludopedagógicos a los que puedan acceder niños del 1º Ciclo de Enseñanza Básica (6-10 años), a fin de sensibilizarlos a la diferencia y, en particular, a los cuatro dominios de la discapacidad (intelectual, motora, auditiva y visual). Este proyecto tiene la particularidad de incluir en su equipo de trabajo diversos elementos, no solo docentes e investigadores, sino también estudiantes de pertenecientes a diferentes niveles de Enseñanza Superior (Cursos Técnicos Superiores Profesionales, Licenciaturas y Másteres) que se enfrentan a una secuencia de preguntas para las que tienen que encontrar respuestas y soluciones válidas. El aprendizaje basado en problemas representa, así, la estrategia seguida a lo largo de la investigación y formación, una estrategia que implica una evaluación sistemática del trabajo realizado. La evaluación de todo el proceso, de la fase de planificación a la de implementación, se describe en este artículo, reflejándose en las opciones tomadas en lo que se refiere a los instrumentos y técnicas que deben aplicar. Considerando que este proyecto está en curso, se espera que los resultados de esta avaluación permitirán comprender las repercusiones del proyecto sobre los conocimientos y aptitudes de los estudiantes de Enseñanza Superior, así como su impacto en las clases de Enseñanza Básica, que incluyen niños con y sin discapacidad, y en sus respectivos profesores.Edições Universitárias Lusófonas2019-10-24T14:58:23Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9853por1646-401XMangas, CatarinaFreire, CarlaSantos, Olgainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:32:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:59.434902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
title Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
spellingShingle Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
Mangas, Catarina
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
LEARNING
QUALITATIVE RESEARCH
EDUCATIONAL RESOURCES
SOFTWARE
title_short Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
title_full Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
title_fullStr Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
title_sort Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
author Mangas, Catarina
author_facet Mangas, Catarina
Freire, Carla
Santos, Olga
author_role author
author2 Freire, Carla
Santos, Olga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangas, Catarina
Freire, Carla
Santos, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
LEARNING
QUALITATIVE RESEARCH
EDUCATIONAL RESOURCES
SOFTWARE
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
LEARNING
QUALITATIVE RESEARCH
EDUCATIONAL RESOURCES
SOFTWARE
description O ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24T14:58:23Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9853
url http://hdl.handle.net/10437/9853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137759714082816