O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4814 |
Resumo: | O presente relatório pretende demonstrar a importância do desenvolvimento da competência comunicativa na aula de língua materna e na aula de língua estrangeira, bem como apresentar o trabalho desenvolvido na Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Tortosendo, enquanto professora estagiária. Na parte I deste relatório, será abordada a competência comunicativa no processo de ensino/aprendizagem das línguas, numa perspetiva teórica, assim como sua importância ao longo dos tempos, com a sucessão e coexistência das várias correntes metodológicas na didática das línguas. Será feita uma abordagem a diversas metodologias pelas quais se pode aprender uma língua e a várias correntes que surgiram ao longo dos anos, a fim de aprimorar o ensino das línguas. Destacar-se-á a importância e necessidade de um ensino comunicativo, baseado nas estratégias da abordagem comunicativa, pois a língua deve ser aprendida para comunicação, por isso a necessidade de assimilá-la e não aprendê-la apenas formalmente. Farei, ainda, uma breve apresentação de algumas diretivas emanadas do Conselho da Europa e das ações encetadas pelo Ministério da Educação e Ciência, no âmbito da competência da expressão oral, analisarei algumas orientações e preocupações de especialistas relativamente a este tema. Na parte II deste relatório, apresentarei uma contextualização da prática pedagógica supervisionada, bem como a aplicação de metodologias e estratégias de desenvolvimento da competência comunicativa no ensino das línguas, em contexto de sala de aula, de acordo com as planificações elaboradas. Apresentarei neste relatório algumas atividades realizadas pelos alunos nas aulas que ministrei como professora estagiária, com vista ao desenvolvimento da oralidade. Finalizarei com uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica realizada durante o ano letivo e atividades desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar. |
id |
RCAP_df8b9cbed647ad3e50ce9ca6e04d8a96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e SecundárioRelatório de EstágioAprendizagemCompetência ComunicativaEscritaOralidadePrática PedagógicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório pretende demonstrar a importância do desenvolvimento da competência comunicativa na aula de língua materna e na aula de língua estrangeira, bem como apresentar o trabalho desenvolvido na Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Tortosendo, enquanto professora estagiária. Na parte I deste relatório, será abordada a competência comunicativa no processo de ensino/aprendizagem das línguas, numa perspetiva teórica, assim como sua importância ao longo dos tempos, com a sucessão e coexistência das várias correntes metodológicas na didática das línguas. Será feita uma abordagem a diversas metodologias pelas quais se pode aprender uma língua e a várias correntes que surgiram ao longo dos anos, a fim de aprimorar o ensino das línguas. Destacar-se-á a importância e necessidade de um ensino comunicativo, baseado nas estratégias da abordagem comunicativa, pois a língua deve ser aprendida para comunicação, por isso a necessidade de assimilá-la e não aprendê-la apenas formalmente. Farei, ainda, uma breve apresentação de algumas diretivas emanadas do Conselho da Europa e das ações encetadas pelo Ministério da Educação e Ciência, no âmbito da competência da expressão oral, analisarei algumas orientações e preocupações de especialistas relativamente a este tema. Na parte II deste relatório, apresentarei uma contextualização da prática pedagógica supervisionada, bem como a aplicação de metodologias e estratégias de desenvolvimento da competência comunicativa no ensino das línguas, em contexto de sala de aula, de acordo com as planificações elaboradas. Apresentarei neste relatório algumas atividades realizadas pelos alunos nas aulas que ministrei como professora estagiária, com vista ao desenvolvimento da oralidade. Finalizarei com uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica realizada durante o ano letivo e atividades desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar.El presente informe tiene como objetivo demostrar la importancia del desarrollo de la competencia comunicativa en la clase de lengua materna y en la clase de lengua extranjera, así como presentar el trabajo realizado en la Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Tortosendo, como profesora en prácticas. En la primera parte de este informe, se abordará la competencia comunicativa en el proceso de aprendizaje / enseñanza de las lenguas desde el punto de vista teórico, bien como su importancia a lo largo del tiempo, con la sucesión y coexistencia de las diversas tendencias metodológicas en la enseñanza de las lenguas. Se abordarán las diversas metodologías con las cuales se puede aprender una lengua y diversas tendencias que han surgido a lo largo de los años, con la finalidad de mejorar el aprendizaje de las lenguas. Se destacará la importancia y necesidad de un aprendizaje comunicativo, basado en estrategias comunicativas, puesto que una lengua se debe aprender para comunicarse, de ahí la necesidad de asimilarla y no solo aprenderla formalmente. Haremos, además, una breve presentación de algunas políticas emitidas por el Consejo de Europa y por las acciones iniciadas por el Ministerio de Educación y Ciencia, en el ámbito de la competencia de la expresión escrita y oral, analizaremos algunas orientaciones y preocupaciones de especialistas con relación a este tema. En la segunda parte de este informe, presentaremos una contextualización de la práctica pedagógica supervisada, bien como la aplicación de las metodologías y estrategias de desarrollo de la competencia comunicativa en lo que respecta al aprendizaje de las lenguas, en el contexto de una clase, de acuerdo con las planificaciones anteriormente elaboradas. Presentaremos en este informe algunas actividades ejecutadas por los alumnos en las clases como profesora en prácticas, teniendo en cuenta el desarrollo de la expresión escrita y de la expresión oral. Terminaremos con una reflexión crítica acerca de la práctica pedagógica realizada durante el año escolar y las actividades desarrolladas en el ámbito de comunidad escolar.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumMartins, Elisabete Cláudia Neves2018-06-28T16:19:09Z2014-6-232014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4814TID:201645807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.128989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário Relatório de Estágio |
title |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
spellingShingle |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário Martins, Elisabete Cláudia Neves Aprendizagem Competência Comunicativa Escrita Oralidade Prática Pedagógica Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
title_fullStr |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
title_sort |
O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário |
author |
Martins, Elisabete Cláudia Neves |
author_facet |
Martins, Elisabete Cláudia Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elisabete Cláudia Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Competência Comunicativa Escrita Oralidade Prática Pedagógica Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Aprendizagem Competência Comunicativa Escrita Oralidade Prática Pedagógica Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório pretende demonstrar a importância do desenvolvimento da competência comunicativa na aula de língua materna e na aula de língua estrangeira, bem como apresentar o trabalho desenvolvido na Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Tortosendo, enquanto professora estagiária. Na parte I deste relatório, será abordada a competência comunicativa no processo de ensino/aprendizagem das línguas, numa perspetiva teórica, assim como sua importância ao longo dos tempos, com a sucessão e coexistência das várias correntes metodológicas na didática das línguas. Será feita uma abordagem a diversas metodologias pelas quais se pode aprender uma língua e a várias correntes que surgiram ao longo dos anos, a fim de aprimorar o ensino das línguas. Destacar-se-á a importância e necessidade de um ensino comunicativo, baseado nas estratégias da abordagem comunicativa, pois a língua deve ser aprendida para comunicação, por isso a necessidade de assimilá-la e não aprendê-la apenas formalmente. Farei, ainda, uma breve apresentação de algumas diretivas emanadas do Conselho da Europa e das ações encetadas pelo Ministério da Educação e Ciência, no âmbito da competência da expressão oral, analisarei algumas orientações e preocupações de especialistas relativamente a este tema. Na parte II deste relatório, apresentarei uma contextualização da prática pedagógica supervisionada, bem como a aplicação de metodologias e estratégias de desenvolvimento da competência comunicativa no ensino das línguas, em contexto de sala de aula, de acordo com as planificações elaboradas. Apresentarei neste relatório algumas atividades realizadas pelos alunos nas aulas que ministrei como professora estagiária, com vista ao desenvolvimento da oralidade. Finalizarei com uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica realizada durante o ano letivo e atividades desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-6-23 2014-07-11 2014-07-11T00:00:00Z 2018-06-28T16:19:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/4814 TID:201645807 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/4814 |
identifier_str_mv |
TID:201645807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136355487318016 |