O tamanho e forma das sombras dos objetos acompanham as horas das rotinas das crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Daniela Clemente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14651
Resumo: A área de principal interesse desta investigação é a Área do Conhecimento do Mundo, existindo, também, uma articulação com a Área de Expressão e Comunicação. Este estudo foi realizado com um grupo de 24 crianças (15 do sexo masculino e 9 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. O projeto foi elaborado para explorar o conceito de sombra, assente na metodologia IBSE (Inquiry-Based Science Education), tendo-se usado como estratégias pedagógicas de intervenção educativa a realização de atividades dirigidas. Para despertar o interesse do grupo de crianças para o tema, foi lida uma história em que o narrador era visível como uma sombra. Numa segunda atividade, ofereceu-se a possibilidade a cada uma das crianças de criarem uma maquete de um teatro de sombras, desafiando-as a selecionarem o material que consideravam necessário e mais eficaz para o efeito. Esta atividade teve como objetivo saber qual era a conceção de sombra das crianças e ajudá-las a manipular e organizar os objetos necessários para criar sombras. A terceira e última atividade realizou-se no exterior, onde as crianças observaram, em grupos, as sombras criadas pela incidência da luz solar em três sólidos geométricos diferentes, ao longo do dia, em momentos coincidentes com atividades de rotina das crianças. A conceção da maquete do teatro de sombras mostrou ser muito apelativa para as crianças e potenciadora do desenvolvimento de várias competências relacionadas com o conceito de sombra, mas, também, com o conceito de comunicação representada por imagens. O protagonismo das crianças como responsáveis pelo seu próprio teatro e pelo sucesso de criação das sombras também constituiu um fator positivo. As atividades desenvolvidas no jardim com registo dos contornos das sombras dos objetos, a diferentes horas do dia, foram essenciais para ajudar a compreender as modificações das sombras de um objeto, sofridas ao longo do dia. As previsões das sombras dos sólidos geométricos melhoraram com a observação do fenómeno real.
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