Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1548 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
id |
RCAP_df8f85b913c2cfc787bcc52ab6d91139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1548 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativoeducaçãopapel do educadorensinopapel do professor do 1.º ciclo do ensino básicoeducationeducator’s roleteachingprimary school teacher’s roleRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela participação nos estágios em diferentes valências: Jardim-de-Infância, Ensino Básico e Creche. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, propiciando uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias conceções que os diferentes agentes envolvidos no processo educativo têm sobre o papel do educador e do professor do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a realização do mesmo utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas saliento como principal resultado a importância do profissional proporcionar aprendizagens significativas às crianças, num contexto facilitador de interações com outras crianças e adultos. Concluo que ser educador/professor é amar o seu trabalho, transbordando esse sentimento para a sua prática, alcançando e cumprindo os objetivos e competências específicas, procurando sempre estabelecer uma relação positiva com os seus educandos.The following report highlights de learning promoted by the participation in the different valences of the internship: Kindergarten, Primary School and Nursery. This report was developed with a personal and professional development perspective, providing a critic and reflexive posture towards the educational practice. The empiric work approaches various conceptions that the different agents involved in the educational process have over the role of educator and Primary School teacher. For its realization I used the semi-structured interview technique. By analyzing the interviews I stress as the main result the importance that the professional has of providing significant learning to the children, in a interaction facilitator context with other children and adults. I conclude that being an educator/teacher is loving his work, overflowing that feeling towards his practice, achieving and fulfilling the specific skills and goals, always searching for a positive relation with his students.Hamido, GracindaLuís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, Joana Patrícia Simões2016-08-16T10:47:55Z2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:48.610166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
title |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
spellingShingle |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo Loureiro, Joana Patrícia Simões educação papel do educador ensino papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico education educator’s role teaching primary school teacher’s role |
title_short |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
title_full |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
title_fullStr |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
title_full_unstemmed |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
title_sort |
Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo |
author |
Loureiro, Joana Patrícia Simões |
author_facet |
Loureiro, Joana Patrícia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hamido, Gracinda Luís, Helena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Joana Patrícia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação papel do educador ensino papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico education educator’s role teaching primary school teacher’s role |
topic |
educação papel do educador ensino papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico education educator’s role teaching primary school teacher’s role |
description |
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04 2013-04-01T00:00:00Z 2016-08-16T10:47:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1548 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137028385800192 |