O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO CÍVICA DAS CRIANÇAS COMO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO DE UM CARÁTER RESPONSÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Isabel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Ramiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16118
Resumo: Este artigo resulta de um percurso investigativo decorrente de um relatório de estágio para obtenção do grau de mestre. O objeto de estudo tem por objetivo compreender em que medida o envolvimento dos pais na educação das crianças promove a sua responsabilidade fomentando um caráter responsável. Utilizou-se a variável pontualidade para compreender os fenómenos observados deste ato cívico e como este aspeto está implícito no desenvolvimento do valor responsabilidade na criança. Para compreensão da temática recorreu-se à observação direta dos intervenientes do processo investigativo registando os fenómenos observados, refletindo acerca dos mesmos com as educadoras e professoras e fazendo pesquisa documental.  Por último recorreu-se à entrevista semiestruturada, entrevistando as profissionais de educação e perceber quais as suas conceções sobre a pontualidade e de que forma cidadania e caráter se completam. Realizou-se a análise dos dados e aferiu-se que a pontualidade é um fator preponderante não só no desenvolvimento do valor responsabilidade na criança, como também é um extensor da educação cívica e dos valores do meio envolvente que devem ter continuidade para o meio educativo e social em geral. Conclui-se ainda, que cidadania e caráter são indissociáveis.
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