Impasses na intervenção socioeducativa em contextos prisionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula Sismeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14141
Resumo: Ao situarmos a intervenção socioeducativa no quadro teórico do aconselhamento, a qualidade da relação entre o técnico e o cliente emerge como crucial para a eficácia das intervenções. A investigação mostra que, tanto as características do cliente como as do técnico, podem fazer emergir na relação vulnerabilidades que são inevitáveis. Neste artigo, propomo-nos refletir sobre o modo como dimensões encobertas do funcionamento do cliente desencadeiam malentendidos, tensões e mesmo ruturas da relação. Centramo-nos concretamente no impacto dessas dimensões para a adesão e manutenção no processo de intervenção num contexto prisional. Esperamos que uma maior consciência desses eventos aumente a sensibilidade dos profissionais aos indícios dessas vulnerabilidades da relação e que os ajude a promover uma regulação da relação que seja facilitadora do processo de desenvolvimento do cliente.
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