Impasses na intervenção socioeducativa em contextos prisionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14141 |
Resumo: | Ao situarmos a intervenção socioeducativa no quadro teórico do aconselhamento, a qualidade da relação entre o técnico e o cliente emerge como crucial para a eficácia das intervenções. A investigação mostra que, tanto as características do cliente como as do técnico, podem fazer emergir na relação vulnerabilidades que são inevitáveis. Neste artigo, propomo-nos refletir sobre o modo como dimensões encobertas do funcionamento do cliente desencadeiam malentendidos, tensões e mesmo ruturas da relação. Centramo-nos concretamente no impacto dessas dimensões para a adesão e manutenção no processo de intervenção num contexto prisional. Esperamos que uma maior consciência desses eventos aumente a sensibilidade dos profissionais aos indícios dessas vulnerabilidades da relação e que os ajude a promover uma regulação da relação que seja facilitadora do processo de desenvolvimento do cliente. |
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Impasses na intervenção socioeducativa em contextos prisionaisImpasses in socio-educational intervention in prison settingsImpassesAconselhamentoIntervenção socioeducativaContexto prisionalAo situarmos a intervenção socioeducativa no quadro teórico do aconselhamento, a qualidade da relação entre o técnico e o cliente emerge como crucial para a eficácia das intervenções. A investigação mostra que, tanto as características do cliente como as do técnico, podem fazer emergir na relação vulnerabilidades que são inevitáveis. Neste artigo, propomo-nos refletir sobre o modo como dimensões encobertas do funcionamento do cliente desencadeiam malentendidos, tensões e mesmo ruturas da relação. Centramo-nos concretamente no impacto dessas dimensões para a adesão e manutenção no processo de intervenção num contexto prisional. Esperamos que uma maior consciência desses eventos aumente a sensibilidade dos profissionais aos indícios dessas vulnerabilidades da relação e que os ajude a promover uma regulação da relação que seja facilitadora do processo de desenvolvimento do cliente.Framing the social and educational intervention in the theoretical framework of counseling, the quality of the relationship between the professional and the client emerges as crucial for the effectiveness of interventions. Research shows that both the characteristics of the client as of the professional can bring out to the relationship inevitable vulnerabilities. In this article, we propose to reflect on how covert dimensions of the client psychological functioning triggers misunderstandings, tensions and even ruptures in the relationship. We will focus specifically on the impact of these dimensions for adherence and maintenance in the intervention process in a prison setting. We expect that a greater awareness of these events increase the professionals’ sensitivity to clues of those relationship vulnerabilities, and that help them to promote the regulation of the relationship facilitating the client's development.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBPereira, Paula Sismeiro2017-03-15T11:35:29Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14141porPereira, Paula Sismeiro (2014). Impasses na intervenção socioeducativa em contextos prisionais = Impasses in socio-educational intervention in prison settings. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 6:11645-477410.34620/eduser.v6i1.58info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.747598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ao situarmos a intervenção socioeducativa no quadro teórico do aconselhamento, a qualidade da relação entre o técnico e o cliente emerge como crucial para a eficácia das intervenções. A investigação mostra que, tanto as características do cliente como as do técnico, podem fazer emergir na relação vulnerabilidades que são inevitáveis. Neste artigo, propomo-nos refletir sobre o modo como dimensões encobertas do funcionamento do cliente desencadeiam malentendidos, tensões e mesmo ruturas da relação. Centramo-nos concretamente no impacto dessas dimensões para a adesão e manutenção no processo de intervenção num contexto prisional. Esperamos que uma maior consciência desses eventos aumente a sensibilidade dos profissionais aos indícios dessas vulnerabilidades da relação e que os ajude a promover uma regulação da relação que seja facilitadora do processo de desenvolvimento do cliente. |
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