Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS NERY, Maria Clara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PEREIRA, Juliana Oliveira, AMARAL, Patricia Guerreiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117
Resumo: Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio  – T9, em  aula de Matemática e em aula de História, com  distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.    
id UERGS-1_4b326c4d846a47052c20f94ad20e56d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2117
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradiçõesEJAcontextoimpassescontradiçõesEste artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio  – T9, em  aula de Matemática e em aula de História, com  distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.    Uergs2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/211710.21674/2448-0479.61.29-41Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 6 n. 1 (2020): Edição Abril; 29-412448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117/468Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRAMOS NERY, Maria ClaraPEREIRA, Juliana OliveiraAMARAL, Patricia Guerreiro do2020-10-21T17:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2117Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-21T17:38:56Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
title Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
RAMOS NERY, Maria Clara
EJA
contexto
impasses
contradições
title_short Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
title_full Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
title_sort Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
author RAMOS NERY, Maria Clara
author_facet RAMOS NERY, Maria Clara
PEREIRA, Juliana Oliveira
AMARAL, Patricia Guerreiro do
author_role author
author2 PEREIRA, Juliana Oliveira
AMARAL, Patricia Guerreiro do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS NERY, Maria Clara
PEREIRA, Juliana Oliveira
AMARAL, Patricia Guerreiro do
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
contexto
impasses
contradições
topic EJA
contexto
impasses
contradições
description Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio  – T9, em  aula de Matemática e em aula de História, com  distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.    
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117
10.21674/2448-0479.61.29-41
url http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.61.29-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 6 n. 1 (2020): Edição Abril; 29-41
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1754569445895831552