Orlando de Virginia Woolf em contexto. Leituras intertextuais, traduções, adaptações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87547 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos Ingleses |
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Orlando de Virginia Woolf em contexto. Leituras intertextuais, traduções, adaptaçõesOrlando by Virginia Woolf in context. Intertextual readings, translations, adaptationsHumanidades::Línguas e LiteraturasEducação de qualidadeDissertação de Mestrado em Estudos InglesesPartindo da análise do romance Orlando – A Biography, de Virginia Woolf, esta tese mostra como o conceito de intertextualidade gera permanente diálogo entre obras a serem produzidas e outras suas antecessoras, permanecendo assim central na discussão pós-moderna. Tendo por base a abordagem do debate em torno dos conceitos de intertextualidade e reescrita, adaptação e tradução e circunscrevendo os múltiplos pontos de análise do romance de Woolf aos conceitos de tempo, género e ao questionamento de identidade, subjectividade e sexualidade humanas, relêem-se cinco romances de autoras europeias da contemporaneidade em busca do universo woolfiano e das diversas formas como o mesmo nelas se consubstancia. Com objectivo idêntico, examinam-se duas traduções para português e uma versão cinematográfica de Orlando, assim se demonstrando que a revisitação do passado é transversal a várias formas artísticas, para além de universal. Deste estudo se conclui que o olhar intertextual é profundamente marcado pelo impulso crítico e desconstrutivo e que ao leitor cabe o papel de detectar as ressonâncias, participando activamente no eterno mecanismo palimpséstico da intertextualidade.Having as starting point the novel Orlando – A Biography, by Virginia Woolf, this thesis shows how the intertextuality concept generates a constant dialogue between works to be produced and their predecessors, thus remaining central in the postmodern discussion. After the analysis of the concepts of intertextuality and rewriting, as well as of adaptation and translation and having in mind some of the main topics of Woolf‘s novel such as time, gender, identity questioning, subjectivity and sexuality, five novels by European female writers are analyzed, looking for the woolfian universe and the multiple ways it is revealed. With similar objective, two Portuguese translations and one cinematographic version of Orlando are depicted thus proving that the revisitation of the past is transversal to several artistic forms, as well as universal. The results of this study show that the intertextual look is profoundly marked by the critical and deconstructive impulse and that the reader is responsible for detecting the resonances, thus actively participating in the eternal palimpsestic mechanism of intertextuality.Macedo, Ana GabrielaUniversidade do MinhoSilva, Maria de Fátima Ferreira da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T01:20:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:22.012160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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