Passing between : problemáticas da identidade em Orlando de Virginia Woolf e na adaptação de Sally Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fernando Bruno da Silva Beleza Correia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Amaral, Ana Luísa
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/20357
Resumo: Nesta dissertação analisa-se comparativamente os modelos de desconstrução do sujeito em Orlando de Virginia Woolf e na sua adaptação para o cinema pela realizadora Sally Potter. Partindo de abordagens críticas anteriores da novela - informadas por teorias pós-estruturalistas e pós-modernas, que fornecem alguns dos pressupostos iniciais - realiza-se uma leitura do texto de Virginia Woolf à luz do paradigma de desconstrução queer das identidades normativas, na linha do pensamento teórico de Judith Butler. Esta análise permite uma re-leitura da novela e serve de base para um modelo de interpretação comparatista da re-escrita cinematográfica realizada por Sally Potter, também este apontando para uma crítica de uma visão essencialista e heteronormativa das identidades.
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