ReLiPh: rehabilitation for lower limb with phantom pain
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2990 |
Resumo: | O membro fantasma ou sensação fantasma, ao longo dos anos, têm se destacado por ser originada de diferentes causas. Pesquisas e estudos mostram que, após uma amputação, na maioria dos casos, experienciam a sensação de membro fantasma e em muitos desses casos dolorosos. A presente tese baseia-se em uma pequena parte deste amplo tópico. Baseada na terapia de espelho usada na reabilitação e tratamento da dor fantasma. Ao longo do projeto, nós estudamos quais são os componentes mais relevantes para a reorganização/reestruturação, a fim de eliminar os sintomas negativos e futuros distúrbios/perturbações. Associada na relação do cérebro com o corpo, ou seja, as imagens formadas pelo cérebro em relação ao corpo físico desempenhando um papel crucial na relação do membro fantasma e da dor no membro fantasma, bem como no processo de cura e tratamento através de exercícios e no relacionamento da imagem que o cérebro tem do corpo físico. Esta dissertação tem como objetivo na construção de uma nova abordagem tecnológica, baseando-se nos princípios e critérios utilizados na terapia de espelho. A metodologia assenta na criação de um ambiente de realidade virtual controlado por um dispositivo que captura a atividade muscular em tempo real. Implementado num jogo baseado em movimentos/exercícios simples e naturais, sem uso de força ou esforço. Os elevados resultados verificados e testados, em indivíduos saudáveis e em um estudo de caso, na redução da dor fantasma, gerando um interesse e motivação, além de um melhor senso de presença e foco durante o seu uso. Concluindo, o projeto abre novas direções futuras de como novas abordagens tecnológicas podem ser usados nas pesquisas médicas na área do membro e na dor fantasma, em ambientes controlados e contextualizados. Melhorando a eficácia e eficiência, garantindo uma maior flexibilidade nos diferentes casos de amputação. |
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ReLiPh: rehabilitation for lower limb with phantom painSensação fantasmaMembro fantasmaDor fantasmaReabilitaçãoRealidade aumentadaTratamento não medicinalNeuromatrixSistema sensorialReabilitação cognitivo-motoraPhantom sensationPhantom limbPhantom painImageBrainVirtual realityAugmented realityNon-medical treatmentNeuromatrixSomatosensorial systemCognitive-motor rehabilitationInteractive Media Design.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências MédicasO membro fantasma ou sensação fantasma, ao longo dos anos, têm se destacado por ser originada de diferentes causas. Pesquisas e estudos mostram que, após uma amputação, na maioria dos casos, experienciam a sensação de membro fantasma e em muitos desses casos dolorosos. A presente tese baseia-se em uma pequena parte deste amplo tópico. Baseada na terapia de espelho usada na reabilitação e tratamento da dor fantasma. Ao longo do projeto, nós estudamos quais são os componentes mais relevantes para a reorganização/reestruturação, a fim de eliminar os sintomas negativos e futuros distúrbios/perturbações. Associada na relação do cérebro com o corpo, ou seja, as imagens formadas pelo cérebro em relação ao corpo físico desempenhando um papel crucial na relação do membro fantasma e da dor no membro fantasma, bem como no processo de cura e tratamento através de exercícios e no relacionamento da imagem que o cérebro tem do corpo físico. Esta dissertação tem como objetivo na construção de uma nova abordagem tecnológica, baseando-se nos princípios e critérios utilizados na terapia de espelho. A metodologia assenta na criação de um ambiente de realidade virtual controlado por um dispositivo que captura a atividade muscular em tempo real. Implementado num jogo baseado em movimentos/exercícios simples e naturais, sem uso de força ou esforço. Os elevados resultados verificados e testados, em indivíduos saudáveis e em um estudo de caso, na redução da dor fantasma, gerando um interesse e motivação, além de um melhor senso de presença e foco durante o seu uso. Concluindo, o projeto abre novas direções futuras de como novas abordagens tecnológicas podem ser usados nas pesquisas médicas na área do membro e na dor fantasma, em ambientes controlados e contextualizados. Melhorando a eficácia e eficiência, garantindo uma maior flexibilidade nos diferentes casos de amputação.The phantom limb or phantom sensation, over the years, has stood out being originated from different causes. Research and studies show that after an amputation, in most cases, they experience the sensation of a phantom limb and in many of those painful feelings. This thesis is based on a small part of this wide topic. Based on the mirror therapy used in rehabilitation and treatment for phantom pain. Throughout the project, we study what are the most relevant components to reorganization/restructuring in order to eliminate negative symptoms and future disturbances. Moreover it is established in the relationship of the brain with the body, that the images formed by the brain in relation to the physical body play a crucial role in the relationship with the phantom limb and phantom limb pain, as well as in the process of healing and treatment throughout exercises and the relationship of the image that the brain has to the physical body. This dissertation aims to build a new technological approach, based on the principles and criteria used in mirror therapy. The methodology is based on the creation of a virtual reality environment controlled by a device which captures the muscle activity in real time. Implemented in a game based on natural and simple effortless exercises without the use of strength. The high results verified and tested, in healthy subjects and in a case study, to reduce phantom pain, generating an interest and motivation, as well as a better sense of presence and focus during its use. In conclusion, the project opens up new future directions of how new technological approaches can be used in medical research in the field of phantom limbs and in phantom pain, in a controlled and contextualized environments and/or movements. Improving effectiveness and efficiency ensuring greater flexibility in different cases of amputation.Bermúdez i Badia, SergiCameirão, Mónica da SilvaFernandes, Jean-ClaudeDigitUMaCosta, Carlos André Freitas2020-11-18T14:28:00Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2990202535495enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:52Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:49.916579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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