A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-, Ramiro, Lúcia Isabel da Silva, Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-, Gomes, Paulo, Gaspar, Tânia, 1977-, Canha, Lúcia Maria Neto, Simões, Maria Celeste Rocha, Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5012
https://doi.org/10.34628/89zy-w512
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 77-92.
id RCAP_dfc3cbdb318c200d17b0b778ebda50d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMSUniversidades e faculdades - Ingresso - Aspectos psicológicosEstudantes universitários - PsicologiaAdolescentes - Saúde e higieneRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 77-92.A entrada na Universidade é uma época de transição, onde os jovens enfrentam novos desafios (pessoais, sociais e académicos) com impacto no seu estilo de vida. Utilizando o questionário HBSC da OMS na sua versão online, inquiriram-se 3345 estudantes do 10º ano, 12º ano e universitários, com uma média de idades de 15,9 anos (DP=0,68), 18,1 anos (DP=0,71) e 22,1 anos (DP=3,94), respetivamente. Os resultados obtidos sugerem diferentes perfis no que diz respeito ao risco e à proteção na transição da escola para o ensino superior. Apesar de existirem alguns comportamentos que têm uma evolução positiva com o aumento da idade e que podem ser protetores para a saúde; destacam-se os comportamentos com uma evolução negativa, como são os relacionados com os hábitos de sono, o consumo de substâncias psicoativas, e o não uso de preservativo, sobretudo no ano anterior à entrada no ensino superior; comprometendo consequentemente a saúde e o bemestar dos jovens. Esta investigação vem reforçar a necessidade de dar maior atenção aos comportamentos de saúde dos adolescentes na sua transição para a universidade, enfatiza a importância do papel das escolas secundárias e das universidades enquanto instituições promotoras de saúde, e demonstra a urgência do reforço das políticas públicas neste sentido.Admission to university is considered a time of transition, in which young people face new challenges (personal, social and academic) which may cause impact in their lifestyle. An online version of the questionnaire HBSC/WHO was administered to 3 345 students enrolled in 10th grade, 12th grade, and university, with an average age of 15.9 years (SD = 0.68), 18.1 years (SD = 0.71) and 22.1 years (SD = 3.94), respectively. Results suggest different profiles with regard to risk and protection in the transition from high school to university. Although there are some behaviors that follow a positive trend with the increase in age and that can be protective for health; the majority of behaviors follow a negative trend, such as those related to sleeping habits, consumption of psychoactive substances, and the lack of condom use, especially in the year before admission to university, thus compromising the health and well-being of young people. This research reinforces the need for greater attention to health behaviors of adolescents that are enrolling in university, emphasizes the importance of both high schools and universities as institutions that can promote health, and demonstrates the urgency of reinforcing public policies in this matter.2020-01-24T11:29:13Z2020-01-242015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5012http://hdl.handle.net/11067/5012https://doi.org/10.34628/89zy-w512porReis, Marta [et al.] (2015) - A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 6:2 (Julho-Dezembro 2015) 77-92.A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMSReis, MartaCamacho, Inês Nobre MartinsRamiro, Lúcia Isabel da SilvaTomé, Gina Maria QuinásGomes, PauloGaspar, TâniaCanha, Lúcia Maria NetoSimões, Maria Celeste RochaMatos, Margarida Gaspar dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessReis, MartaCamacho, Inês Nobre Martins, 1978-Ramiro, Lúcia Isabel da SilvaTomé, Gina Maria Quinás, 1973-Gomes, PauloGaspar, Tânia, 1977-Canha, Lúcia Maria NetoSimões, Maria Celeste RochaMatos, Margarida Gaspar de, 1956-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:33Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:43.163233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
title A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
spellingShingle A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
Reis, Marta
Universidades e faculdades - Ingresso - Aspectos psicológicos
Estudantes universitários - Psicologia
Adolescentes - Saúde e higiene
title_short A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
title_full A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
title_fullStr A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
title_full_unstemmed A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
title_sort A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
author Reis, Marta
author_facet Reis, Marta
Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-
Ramiro, Lúcia Isabel da Silva
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gomes, Paulo
Gaspar, Tânia, 1977-
Canha, Lúcia Maria Neto
Simões, Maria Celeste Rocha
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author_role author
author2 Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-
Ramiro, Lúcia Isabel da Silva
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gomes, Paulo
Gaspar, Tânia, 1977-
Canha, Lúcia Maria Neto
Simões, Maria Celeste Rocha
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marta
Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-
Ramiro, Lúcia Isabel da Silva
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gomes, Paulo
Gaspar, Tânia, 1977-
Canha, Lúcia Maria Neto
Simões, Maria Celeste Rocha
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - Ingresso - Aspectos psicológicos
Estudantes universitários - Psicologia
Adolescentes - Saúde e higiene
topic Universidades e faculdades - Ingresso - Aspectos psicológicos
Estudantes universitários - Psicologia
Adolescentes - Saúde e higiene
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 77-92.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2020-01-24T11:29:13Z
2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5012
http://hdl.handle.net/11067/5012
https://doi.org/10.34628/89zy-w512
url http://hdl.handle.net/11067/5012
https://doi.org/10.34628/89zy-w512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Marta [et al.] (2015) - A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 6:2 (Julho-Dezembro 2015) 77-92.
A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impacto na saúde : notas a partir do estudo HBSC/OMS
Reis, Marta
Camacho, Inês Nobre Martins
Ramiro, Lúcia Isabel da Silva
Tomé, Gina Maria Quinás
Gomes, Paulo
Gaspar, Tânia
Canha, Lúcia Maria Neto
Simões, Maria Celeste Rocha
Matos, Margarida Gaspar de
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136747516329984