Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sônia M B
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3858
Resumo: Este trabalho trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos 1º e 2º Ciclo de Ensino Básico e apresenta o tema que impulsionou todo o trabalho científico visando uma alternativa e um elo entre as práticas pedagógicas em sala de aula regular de alfabetização e os aplicativos educacionais disponíveis na rede computacional existente na rede Municipal de ensino, intitulado como: “Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização”. A temática escolhida surge a partir das inúmeras dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de zona urbana, uma realidade não diferente da zona rural da referida rede. Ao longo do trabalho desenvolvido em sala de aula de alfabetização, mediante de inovações, técnicas, formações de professores, projetos, admite-se a existência do problema e notam-se algumas causas que contribuem para a lentidão do processo ensino-aprendizagem, dificultando a aprendizagem de determinados alunos que são contemplados com a aprovação automática sem terem alcançados as capacidades previstas para a etapa em questão. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo realizada com os professores e alunos do ensino fundamental da UEB Sá Valle. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar “uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux educacional 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos ema alfabetização”, como importantes suportes a serem adotados na grade curricular do ensino fundamental de séries iniciais, preferencialmente em turmas de alfabetização de 1a etapa (1o ano) das escolas públicas da rede municipal de São Luís (MA). Visando amenizar essa problemática diária existente nas escolas públicas de São Luís, e fazer valer o eixo 2 de ações do Pacto, é que se faz necessário defender o “Uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux Educacional 5.0, pois acredita-se que, sendo o computador uma ferramenta que desperta fascínio à aqueles que estão em processo de descobertas do novo, ao ter contato com um repertório diversificado de símbolos expostos no teclado, som, imagens e movimentos, ao mesmo tempo em que pratica os comandos preestabelecidos, contribuirá para o desenvolvimento múltiplo das faculdades humanas desses alunos que precisam ser oportunizados às novas alternativas de aprendizagem, como alternativas tecnológicas, exalta-se a mídia computacional e seus aplicativos educacionais.
id RCAP_dfd09064e1096644b705dcaf01095a77
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.Aplicativos computacionaisAcesso a tecnologiaAlfabetizaçãoLetramentoEste trabalho trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos 1º e 2º Ciclo de Ensino Básico e apresenta o tema que impulsionou todo o trabalho científico visando uma alternativa e um elo entre as práticas pedagógicas em sala de aula regular de alfabetização e os aplicativos educacionais disponíveis na rede computacional existente na rede Municipal de ensino, intitulado como: “Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização”. A temática escolhida surge a partir das inúmeras dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de zona urbana, uma realidade não diferente da zona rural da referida rede. Ao longo do trabalho desenvolvido em sala de aula de alfabetização, mediante de inovações, técnicas, formações de professores, projetos, admite-se a existência do problema e notam-se algumas causas que contribuem para a lentidão do processo ensino-aprendizagem, dificultando a aprendizagem de determinados alunos que são contemplados com a aprovação automática sem terem alcançados as capacidades previstas para a etapa em questão. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo realizada com os professores e alunos do ensino fundamental da UEB Sá Valle. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar “uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux educacional 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos ema alfabetização”, como importantes suportes a serem adotados na grade curricular do ensino fundamental de séries iniciais, preferencialmente em turmas de alfabetização de 1a etapa (1o ano) das escolas públicas da rede municipal de São Luís (MA). Visando amenizar essa problemática diária existente nas escolas públicas de São Luís, e fazer valer o eixo 2 de ações do Pacto, é que se faz necessário defender o “Uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux Educacional 5.0, pois acredita-se que, sendo o computador uma ferramenta que desperta fascínio à aqueles que estão em processo de descobertas do novo, ao ter contato com um repertório diversificado de símbolos expostos no teclado, som, imagens e movimentos, ao mesmo tempo em que pratica os comandos preestabelecidos, contribuirá para o desenvolvimento múltiplo das faculdades humanas desses alunos que precisam ser oportunizados às novas alternativas de aprendizagem, como alternativas tecnológicas, exalta-se a mídia computacional e seus aplicativos educacionais.Instituto Politécnico da Guarda2018-02-09T16:43:05Z2018-02-092017-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3858http://hdl.handle.net/10314/3858TID:201850087porCosta, Sônia M Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:35Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:03.739758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
title Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
spellingShingle Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
Costa, Sônia M B
Aplicativos computacionais
Acesso a tecnologia
Alfabetização
Letramento
title_short Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
title_full Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
title_fullStr Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
title_full_unstemmed Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
title_sort Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.
author Costa, Sônia M B
author_facet Costa, Sônia M B
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sônia M B
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos computacionais
Acesso a tecnologia
Alfabetização
Letramento
topic Aplicativos computacionais
Acesso a tecnologia
Alfabetização
Letramento
description Este trabalho trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos 1º e 2º Ciclo de Ensino Básico e apresenta o tema que impulsionou todo o trabalho científico visando uma alternativa e um elo entre as práticas pedagógicas em sala de aula regular de alfabetização e os aplicativos educacionais disponíveis na rede computacional existente na rede Municipal de ensino, intitulado como: “Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização”. A temática escolhida surge a partir das inúmeras dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de zona urbana, uma realidade não diferente da zona rural da referida rede. Ao longo do trabalho desenvolvido em sala de aula de alfabetização, mediante de inovações, técnicas, formações de professores, projetos, admite-se a existência do problema e notam-se algumas causas que contribuem para a lentidão do processo ensino-aprendizagem, dificultando a aprendizagem de determinados alunos que são contemplados com a aprovação automática sem terem alcançados as capacidades previstas para a etapa em questão. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo realizada com os professores e alunos do ensino fundamental da UEB Sá Valle. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar “uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux educacional 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos ema alfabetização”, como importantes suportes a serem adotados na grade curricular do ensino fundamental de séries iniciais, preferencialmente em turmas de alfabetização de 1a etapa (1o ano) das escolas públicas da rede municipal de São Luís (MA). Visando amenizar essa problemática diária existente nas escolas públicas de São Luís, e fazer valer o eixo 2 de ações do Pacto, é que se faz necessário defender o “Uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux Educacional 5.0, pois acredita-se que, sendo o computador uma ferramenta que desperta fascínio à aqueles que estão em processo de descobertas do novo, ao ter contato com um repertório diversificado de símbolos expostos no teclado, som, imagens e movimentos, ao mesmo tempo em que pratica os comandos preestabelecidos, contribuirá para o desenvolvimento múltiplo das faculdades humanas desses alunos que precisam ser oportunizados às novas alternativas de aprendizagem, como alternativas tecnológicas, exalta-se a mídia computacional e seus aplicativos educacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17T00:00:00Z
2018-02-09T16:43:05Z
2018-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3858
http://hdl.handle.net/10314/3858
TID:201850087
url http://hdl.handle.net/10314/3858
identifier_str_mv TID:201850087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136923706458112