Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Matos Lins, Heloísa Andreia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598
Resumo:  A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.
id UFMG-9_69252c2b0844175a833bb96b367603eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16598
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervençãoAlfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão. A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.Universidade Federal de Minas Gerais2012-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1659810.17851/1983-3652.4.2.74-81Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-811983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598/13359Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Matos Lins, Heloísa Andreia2020-07-18T18:42:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16598Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:05Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
title Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
spellingShingle Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
de Matos Lins, Heloísa Andreia
Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão.
title_short Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
title_full Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
title_fullStr Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
title_sort Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
author de Matos Lins, Heloísa Andreia
author_facet de Matos Lins, Heloísa Andreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Matos Lins, Heloísa Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão.
topic Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão.
description  A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598
10.17851/1983-3652.4.2.74-81
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.4.2.74-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598/13359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81
Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81
Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81
Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141249679360