Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598 |
Resumo: | A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão. |
id |
UFMG-9_69252c2b0844175a833bb96b367603eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16598 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervençãoAlfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão. A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.Universidade Federal de Minas Gerais2012-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1659810.17851/1983-3652.4.2.74-81Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-811983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598/13359Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Matos Lins, Heloísa Andreia2020-07-18T18:42:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16598Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:05Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
title |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção de Matos Lins, Heloísa Andreia Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão. |
title_short |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
title_full |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
title_sort |
Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção |
author |
de Matos Lins, Heloísa Andreia |
author_facet |
de Matos Lins, Heloísa Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Matos Lins, Heloísa Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão. |
topic |
Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão. |
description |
A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598 10.17851/1983-3652.4.2.74-81 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.4.2.74-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16598/13359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81 Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81 Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81 Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 74-81 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141249679360 |