"Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Diana Patrícia Xavier da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10202
Resumo: O presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
id RCAP_dfdc40c8f2318e4f74d44ae005e3825f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimJovensEducação não-formalParticipaçãoDesenvolvimento comunitárioYouthNon-formal educationParticipationCommunity developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.This report describes the development of a socioeducational intervention project based on the methodology of participatory action research, with the purpose of promoting the participation of young people from the parish of Bonfim. The use of research techniques, such as the semi-structured interview, questionnaires, participant observation and documentary analysis, together with the intervenients and alongside individual and collective dialogical processes, allowed to collect and analyze information, produce knowledge and design a project with the sense of change and the consequent improvement of living conditions. The project’s design and development was oriented towards the promotion of the autonomy of Bonfim’s youth, through a process anchored in a cooperative, socially active group, increasingly empowered in decision making in both their schools and local associations. The methodological option imposes an effective participatory process, centered on the young people involved, in what comes to problem definition and the creation of alternatives that allow them to intervene in their contexts in a reflexive and critical way, thus contributing to the transformation of a society which tends to discriminate through age categorization. The personal development horizon established with these young people, in coherence with the emergency of active citizenships, is committed with the engagement in the definition of the senses for the development of their communities, and there is a positive expectation that this process can be sustained through the maintenance of their participation in the various contexts where they can learn to participate.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMonteiro, HugoLopes, Liliana TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Diana Patrícia Xavier da2017-08-25T14:36:31Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10202TID:201735490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:41.854231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
title "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
spellingShingle "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
Fonseca, Diana Patrícia Xavier da
Jovens
Educação não-formal
Participação
Desenvolvimento comunitário
Youth
Non-formal education
Participation
Community development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
title_full "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
title_fullStr "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
title_full_unstemmed "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
title_sort "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do Bonfim
author Fonseca, Diana Patrícia Xavier da
author_facet Fonseca, Diana Patrícia Xavier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Hugo
Lopes, Liliana Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Diana Patrícia Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Educação não-formal
Participação
Desenvolvimento comunitário
Youth
Non-formal education
Participation
Community development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jovens
Educação não-formal
Participação
Desenvolvimento comunitário
Youth
Non-formal education
Participation
Community development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-25T14:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10202
TID:201735490
url http://hdl.handle.net/10400.22/10202
identifier_str_mv TID:201735490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131402561650688