Critérios, Preocupações e Recompensas: Rumo a Comportamentos Sustentáveis do Consumidor em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Figueiredo, Maria, Ferrão, Inês, Narciso, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.31940
Resumo: A sustentabilidade e a redução do desperdício alimentar são temas indissociáveis. Em Portugal, 17 % da produção anual de alimentos é desperdiçada, grande parte a nível das famílias. O objetivo deste estudo foi avaliar i) escolhas e critérios alimentares, ii) preocupação com o desperdício alimentar em casa, e iii) possíveis sistemas de recompensas para promover escolhas alimentares mais sustentáveis nos consumidores. Foram recolhidos dados através de um questionário online durante o mês de novembro de 2022, tendo-se obtido 366 respostas. Os resultados mostraram que os três principais critérios na altura da compra dos alimentos são o prazo de validade, o preço e o nível de processamento do alimento. A nível de consumo, a maioria dos inquiridos mostrou preocupação com a quantidade de açúcares e gordura adicionados aos alimentos (28 %). A maioria dos inquiridos (56 %) utiliza pouco ou não utiliza o planeamento semanal das suas refeições como forma de diminuir o desperdício alimentar. Relativamente às possíveis recompensas por escolhas mais sustentáveis, a opção mais escolhida foi a recompensa monetária (52 %), seguida de descontos nos produtos alimentares de cariz local/orgânico/biológico (41 %), e escolha de produtos sustentáveis de higiene pessoal e casa (28 %), sugerindo um interesse por parte dos consumidores em mudar os seus hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis em áreas além da alimentação. O recurso a sistemas de recompensas poderá ser um ponto de partida a fim de criar uma sociedade orientada para escolhas de consumo mais sustentáveis tanto a nível alimentar como ambiental.
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spelling Critérios, Preocupações e Recompensas: Rumo a Comportamentos Sustentáveis do Consumidor em PortugalCritérios, Preocupações e Recompensas: Rumo a Comportamentos Sustentáveis do Consumidor em PortugalResumoA sustentabilidade e a redução do desperdício alimentar são temas indissociáveis. Em Portugal, 17 % da produção anual de alimentos é desperdiçada, grande parte a nível das famílias. O objetivo deste estudo foi avaliar i) escolhas e critérios alimentares, ii) preocupação com o desperdício alimentar em casa, e iii) possíveis sistemas de recompensas para promover escolhas alimentares mais sustentáveis nos consumidores. Foram recolhidos dados através de um questionário online durante o mês de novembro de 2022, tendo-se obtido 366 respostas. Os resultados mostraram que os três principais critérios na altura da compra dos alimentos são o prazo de validade, o preço e o nível de processamento do alimento. A nível de consumo, a maioria dos inquiridos mostrou preocupação com a quantidade de açúcares e gordura adicionados aos alimentos (28 %). A maioria dos inquiridos (56 %) utiliza pouco ou não utiliza o planeamento semanal das suas refeições como forma de diminuir o desperdício alimentar. Relativamente às possíveis recompensas por escolhas mais sustentáveis, a opção mais escolhida foi a recompensa monetária (52 %), seguida de descontos nos produtos alimentares de cariz local/orgânico/biológico (41 %), e escolha de produtos sustentáveis de higiene pessoal e casa (28 %), sugerindo um interesse por parte dos consumidores em mudar os seus hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis em áreas além da alimentação. O recurso a sistemas de recompensas poderá ser um ponto de partida a fim de criar uma sociedade orientada para escolhas de consumo mais sustentáveis tanto a nível alimentar como ambiental.Sustainability and the reduction of food waste are inseparable themes. In Portugal, 17 % of annual food production is wasted, much of it at household level. The aim of this study was to evaluate i) criteria for food choices, ii) concern about food waste at home, and iii) possible reward systems to promote more sustainable food choices among consumers. Data were collected through an online questionnaire during the month of November 2022, obtaining 366 responses. The results showed that the three main criteria when buying food are shelf life, price, and processing level of the food. At the level of consumption, most of the respondents showed concern with the amount of sugar as fat added to the processed foods (28 %). Most respondents (56 %) use little or no weekly meal planning to reduce food waste. Regarding the possible rewards for more sustainable choices, the most chosen option was the monetary reward (52 %), followed by discounts on local/organic/organic food products (41 %), and the choice of sustainable personal and home care products (28 %), suggesting an interest on the part of consumers in changing their consumption habits towards more sustainable habits in areas beyond food. The use of reward systems could be a starting point to create a society oriented towards more sustainable consumption choices, both in terms of food and the environment.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.31940por2182-9608Pinto, Maria PaulaFigueiredo, MariaFerrão, InêsNarciso, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T19:15:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:03.576919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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