Aprendizagem nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagulha, Ana Cláudia Toscano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2318
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
id RCAP_dfe3ef2fd8caec1b4e82b42c070cc971
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem nas organizaçõesValores cooperativosValores competitivosInterdependênciaIndependênciaSegurança PsicológicaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.O presente estudo tem como finalidade estudar três variáveis que influenciam a aprendizagem nas organizações. Mais concretamente, pretende-se analisar a relação entre o estilo de gestão de conflitos utilizado (valores cooperativos vs valores competitivos) e a forma como as tarefas estão estruturadas nas empresas (interdependência vs independência). A par disso, pretende-se fornecer evidências empíricas sobre o papel moderador da segurança psicológica nessa mesma relação. Assim, definimos as seguintes hipóteses: (H1) A segurança psicológica tem um efeito moderador entre a interdependência e os valores cooperativos; e (H2) A segurança psicológica tem um efeito moderador entre a independência e os valores competitivos. Para a concretização deste estudo, utilizou-se um design correlacional, que contou com a colaboração de 107 participantes dos setores: saúde, serviços e fabril. As análises estatísticas realizadas revelam que não existe uma relação significativa entre a estrutura das tarefas e o estilo de gestão de conflito, não tendo sido possível, por isso, avançar para o teste de moderação. Verificou-se, ainda assim, que quanto maior é a interdependência de tarefas maior é a segurança psicológica e a cooperação da equipa. Já a independência, em oposição, promove a omissão de erros e a desconfiança entre os elementos, reforçando, dessa forma, a competitividade da equipa. Neste sentido, conclui-se que a aprendizagem nas organizações é, de facto, um processo sobretudo relacional, pelo que devem ser canalizados esforços para se promover o envolvimento e o compromisso entre os elementos de uma equipa.------ABSTRACT-----The present study aims to examine three variables that influence learning in organizations. More specifically, we intend to analyze the relationship between the style of conflict management used (cooperative vs. competitive values) and how tasks are structured in companies (independence vs. interdependence). In addition, we intend to provide empirical evidence of the moderating role of psychological safety within that relationship. Thus, we define the following hypotheses: (H1) The psychological safety has a moderating effect between interdependence and cooperative values; and (H2) The psychological safety has a moderating effect between independence and competitive values. To do so, we used a correlational design, which featured a collaboration of 107 participants from the following sectors: health, services and manufacturing. The statistical analysis shows that there isn‟t a significant relationship between the structure of the tasks and the style of conflict management, therefore, it was not possible proceed to moderation test. It was found nevertheless that the greater the interdependence of tasks is, the greater psychological security and cooperation of the team. Independence, in opposition, promotes omission errors and mistrust between the employees, reinforcing thus the competitiveness of the team. The results show that learning in organizations is, in fact, a process mainly relational, therefore the organizations must promote the involvement and commitment between the elements of a team.-ISPA - Instituto UniversitárioOliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'Repositório do ISPAFagulha, Ana Cláudia Toscano2013-07-12T16:02:26Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:18.718351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem nas organizações
title Aprendizagem nas organizações
spellingShingle Aprendizagem nas organizações
Fagulha, Ana Cláudia Toscano
Valores cooperativos
Valores competitivos
Interdependência
Independência
Segurança Psicológica
title_short Aprendizagem nas organizações
title_full Aprendizagem nas organizações
title_fullStr Aprendizagem nas organizações
title_full_unstemmed Aprendizagem nas organizações
title_sort Aprendizagem nas organizações
author Fagulha, Ana Cláudia Toscano
author_facet Fagulha, Ana Cláudia Toscano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagulha, Ana Cláudia Toscano
dc.subject.por.fl_str_mv Valores cooperativos
Valores competitivos
Interdependência
Independência
Segurança Psicológica
topic Valores cooperativos
Valores competitivos
Interdependência
Independência
Segurança Psicológica
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-12T16:02:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2318
url http://hdl.handle.net/10400.12/2318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130063450406912