Ortografia e desenvolvimento da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/6131 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
id |
RCAP_c6b6eb34e881f642f9e5bd74b98e2184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/6131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ortografia e desenvolvimento da escritaEscritaErro na escritaOrtografiaConcepçõesEstratégiasDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaRevestida de grande complexidade, a temática da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita tem vindo a colocar constantes desafios no campo da investigação educacional e clínica. No âmbito dos problemas de escrita, as dificuldades no desempenho ortográfico merecem uma atenção especial, na medida em que assumem grande incidência nas produções escritas de alunos, com e sem patologias associadas, sendo um problema transversal aos diferentes ciclos de ensino. Concomitantemente, o apoio especializado a crianças com dificuldades de escrita tem vindo a apresentar uma redução drástica, assistindo-se a uma necessidade urgente de se repensarem as práticas desenvolvidas no contexto desta problemática. Nesta sequência, o trabalho de investigação que aqui apresentamos tem como objectivo primordial analisar as concepções e as estratégias implementadas por professores e terapeutas da fala relativamente ao erro na escrita. Pretende-se, ainda, verificar pontos de convergência e divergência nas práticas dos diferentes profissionais na prossecução de uma meta comum: o desenvolvimento da escrita, em geral, e o aperfeiçoamento da dimensão ortográfica, em particular. Para o efeito, realizámos um estudo descritivo e comparativo, tendo-se considerado três grupos amostrais: de professores do 1º Ciclo, de professores de Educação Especial e de terapeutas da fala, perfazendo um total de 150 inquiridos que respondeu a um questionário previamente construído e validado para este estudo. Foram formuladas três hipóteses de investigação (H1: As concepções face ao erro na escrita são significativamente diferentes nos três grupos profissionais; H2: Há diferenças significativas no tipo de feedback fornecido pelos diferentes grupos profissionais na correcção dos trabalhos escritos; H3: Os diferentes grupos profissionais apresentam diferenças significativas quanto às estratégias consideradas promotoras do desenvolvimento da dimensão ortográfica da escrita) cuja verificação foi complementada com a análise dos dados que perseguiam as nossas questões de estudo. Os resultados obtidos confirmaram parcialmente as nossas hipóteses de investigação, tendo-se concluído que existem pontos de convergência na forma como os diferentes profissionais perspectivam o erro e nas estratégias que estes privilegiam no aperfeiçoamento da competência ortográfica. Observou-se ainda uma maior proximidade entre o grupo de professores de Educação Especial e o grupo de terapeutas da fala.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaBotelho, FernandaRUNRosa, Patrícia de Fátima Olival da2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:09Zoai:run.unl.pt:10362/6131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:43.856794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
title |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
spellingShingle |
Ortografia e desenvolvimento da escrita Rosa, Patrícia de Fátima Olival da Escrita Erro na escrita Ortografia Concepções Estratégias |
title_short |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
title_full |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
title_fullStr |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
title_full_unstemmed |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
title_sort |
Ortografia e desenvolvimento da escrita |
author |
Rosa, Patrícia de Fátima Olival da |
author_facet |
Rosa, Patrícia de Fátima Olival da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Botelho, Fernanda RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Patrícia de Fátima Olival da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Erro na escrita Ortografia Concepções Estratégias |
topic |
Escrita Erro na escrita Ortografia Concepções Estratégias |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02 2011-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/6131 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/6131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137816189337600 |