Ortografia e desenvolvimento da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Patrícia de Fátima Olival da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6131
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
id RCAP_c6b6eb34e881f642f9e5bd74b98e2184
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/6131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ortografia e desenvolvimento da escritaEscritaErro na escritaOrtografiaConcepçõesEstratégiasDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaRevestida de grande complexidade, a temática da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita tem vindo a colocar constantes desafios no campo da investigação educacional e clínica. No âmbito dos problemas de escrita, as dificuldades no desempenho ortográfico merecem uma atenção especial, na medida em que assumem grande incidência nas produções escritas de alunos, com e sem patologias associadas, sendo um problema transversal aos diferentes ciclos de ensino. Concomitantemente, o apoio especializado a crianças com dificuldades de escrita tem vindo a apresentar uma redução drástica, assistindo-se a uma necessidade urgente de se repensarem as práticas desenvolvidas no contexto desta problemática. Nesta sequência, o trabalho de investigação que aqui apresentamos tem como objectivo primordial analisar as concepções e as estratégias implementadas por professores e terapeutas da fala relativamente ao erro na escrita. Pretende-se, ainda, verificar pontos de convergência e divergência nas práticas dos diferentes profissionais na prossecução de uma meta comum: o desenvolvimento da escrita, em geral, e o aperfeiçoamento da dimensão ortográfica, em particular. Para o efeito, realizámos um estudo descritivo e comparativo, tendo-se considerado três grupos amostrais: de professores do 1º Ciclo, de professores de Educação Especial e de terapeutas da fala, perfazendo um total de 150 inquiridos que respondeu a um questionário previamente construído e validado para este estudo. Foram formuladas três hipóteses de investigação (H1: As concepções face ao erro na escrita são significativamente diferentes nos três grupos profissionais; H2: Há diferenças significativas no tipo de feedback fornecido pelos diferentes grupos profissionais na correcção dos trabalhos escritos; H3: Os diferentes grupos profissionais apresentam diferenças significativas quanto às estratégias consideradas promotoras do desenvolvimento da dimensão ortográfica da escrita) cuja verificação foi complementada com a análise dos dados que perseguiam as nossas questões de estudo. Os resultados obtidos confirmaram parcialmente as nossas hipóteses de investigação, tendo-se concluído que existem pontos de convergência na forma como os diferentes profissionais perspectivam o erro e nas estratégias que estes privilegiam no aperfeiçoamento da competência ortográfica. Observou-se ainda uma maior proximidade entre o grupo de professores de Educação Especial e o grupo de terapeutas da fala.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaBotelho, FernandaRUNRosa, Patrícia de Fátima Olival da2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:09Zoai:run.unl.pt:10362/6131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:43.856794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ortografia e desenvolvimento da escrita
title Ortografia e desenvolvimento da escrita
spellingShingle Ortografia e desenvolvimento da escrita
Rosa, Patrícia de Fátima Olival da
Escrita
Erro na escrita
Ortografia
Concepções
Estratégias
title_short Ortografia e desenvolvimento da escrita
title_full Ortografia e desenvolvimento da escrita
title_fullStr Ortografia e desenvolvimento da escrita
title_full_unstemmed Ortografia e desenvolvimento da escrita
title_sort Ortografia e desenvolvimento da escrita
author Rosa, Patrícia de Fátima Olival da
author_facet Rosa, Patrícia de Fátima Olival da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botelho, Fernanda
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Patrícia de Fátima Olival da
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Erro na escrita
Ortografia
Concepções
Estratégias
topic Escrita
Erro na escrita
Ortografia
Concepções
Estratégias
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/6131
url http://hdl.handle.net/10362/6131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137816189337600