A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Teresa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Marques, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/205
Resumo: As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação como objecto de estudo. A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da Formação de Professores e da Sociologia da Infância. Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social. - The practices of family-school relationships have been approached from different dimensions, namely parental expectations towards school, practices of relationship, parents associative movement, school mediators, legislative support of parents’ participation in the school context. References concerning children’s role in those practices are rare or practically nonexistent in Portugal. In fact, the short emphasis and recognition of children’s partaking as a subject of study, can be explained, on the one hand, by children's low visibility and role on social dynamics, and, on the other, due to the traditional view of school as a system where adults are the exclusive educators of children. The present paper is constructed under a multidisciplinary basis, extended to the field of socio-educational studies and with a special contribution from Sociology of Education, Teachers Training and Sociology of Childhood. In terms of empirical support we report to some life experiences based on an action research project. As a result of our reflection on concrete situations, we will try to uncover children’s effective participation in family’s relationship practices, as a way of promoting, developing or even hindering them. The present analysis leads us to raise several questions for future debate on children’s participation in different forums, always within an integrated/articulated perspective with the global society.
id RCAP_dffe68962ffff719cb0787764adf61ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolasCriançaParticipaçãoEnvolvimento parentalCidadaniaAs práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação como objecto de estudo. A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da Formação de Professores e da Sociologia da Infância. Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social. - The practices of family-school relationships have been approached from different dimensions, namely parental expectations towards school, practices of relationship, parents associative movement, school mediators, legislative support of parents’ participation in the school context. References concerning children’s role in those practices are rare or practically nonexistent in Portugal. In fact, the short emphasis and recognition of children’s partaking as a subject of study, can be explained, on the one hand, by children's low visibility and role on social dynamics, and, on the other, due to the traditional view of school as a system where adults are the exclusive educators of children. The present paper is constructed under a multidisciplinary basis, extended to the field of socio-educational studies and with a special contribution from Sociology of Education, Teachers Training and Sociology of Childhood. In terms of empirical support we report to some life experiences based on an action research project. As a result of our reflection on concrete situations, we will try to uncover children’s effective participation in family’s relationship practices, as a way of promoting, developing or even hindering them. The present analysis leads us to raise several questions for future debate on children’s participation in different forums, always within an integrated/articulated perspective with the global society.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSarmento, TeresaMarques, Joaquim2010-10-28T22:52:57Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/205porSARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim - A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.59-861646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:51Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:52.767135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
title A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
spellingShingle A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
Sarmento, Teresa
Criança
Participação
Envolvimento parental
Cidadania
title_short A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
title_full A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
title_fullStr A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
title_full_unstemmed A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
title_sort A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas
author Sarmento, Teresa
author_facet Sarmento, Teresa
Marques, Joaquim
author_role author
author2 Marques, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Marques, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Participação
Envolvimento parental
Cidadania
topic Criança
Participação
Envolvimento parental
Cidadania
description As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação como objecto de estudo. A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da Formação de Professores e da Sociologia da Infância. Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social. - The practices of family-school relationships have been approached from different dimensions, namely parental expectations towards school, practices of relationship, parents associative movement, school mediators, legislative support of parents’ participation in the school context. References concerning children’s role in those practices are rare or practically nonexistent in Portugal. In fact, the short emphasis and recognition of children’s partaking as a subject of study, can be explained, on the one hand, by children's low visibility and role on social dynamics, and, on the other, due to the traditional view of school as a system where adults are the exclusive educators of children. The present paper is constructed under a multidisciplinary basis, extended to the field of socio-educational studies and with a special contribution from Sociology of Education, Teachers Training and Sociology of Childhood. In terms of empirical support we report to some life experiences based on an action research project. As a result of our reflection on concrete situations, we will try to uncover children’s effective participation in family’s relationship practices, as a way of promoting, developing or even hindering them. The present analysis leads us to raise several questions for future debate on children’s participation in different forums, always within an integrated/articulated perspective with the global society.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-10-28T22:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/205
url http://hdl.handle.net/10400.15/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim - A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.59-86
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020145041408