O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos. |
id |
PUC_RIO-24_f3bfd3470f92bf4899735f86a92fad82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722008000200018 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolaresenvolvimento parentaldesempenho acadêmicocrianças escolaresO objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.Universidade Estadual de Maringá2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018Psicologia em Estudo v.13 n.2 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000200018info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaPamplin,Renata Christian de OliveiraWilliams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerquepor2008-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000200018Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-08-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
title |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
spellingShingle |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares Cia,Fabiana envolvimento parental desempenho acadêmico crianças escolares |
title_short |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
title_full |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
title_fullStr |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
title_full_unstemmed |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
title_sort |
O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares |
author |
Cia,Fabiana |
author_facet |
Cia,Fabiana Pamplin,Renata Christian de Oliveira Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Pamplin,Renata Christian de Oliveira Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cia,Fabiana Pamplin,Renata Christian de Oliveira Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
envolvimento parental desempenho acadêmico crianças escolares |
topic |
envolvimento parental desempenho acadêmico crianças escolares |
description |
O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722008000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.13 n.2 2008 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127904542621696 |