O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia,Fabiana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pamplin,Renata Christian de Oliveira, Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.
id PUC_RIO-24_f3bfd3470f92bf4899735f86a92fad82
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722008000200018
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolaresenvolvimento parentaldesempenho acadêmicocrianças escolaresO objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.Universidade Estadual de Maringá2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018Psicologia em Estudo v.13 n.2 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000200018info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaPamplin,Renata Christian de OliveiraWilliams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerquepor2008-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000200018Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-08-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
title O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
spellingShingle O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
Cia,Fabiana
envolvimento parental
desempenho acadêmico
crianças escolares
title_short O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
title_full O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
title_fullStr O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
title_full_unstemmed O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
title_sort O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares
author Cia,Fabiana
author_facet Cia,Fabiana
Pamplin,Renata Christian de Oliveira
Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
author_role author
author2 Pamplin,Renata Christian de Oliveira
Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia,Fabiana
Pamplin,Renata Christian de Oliveira
Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento parental
desempenho acadêmico
crianças escolares
topic envolvimento parental
desempenho acadêmico
crianças escolares
description O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722008000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.13 n.2 2008
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904542621696