Elementos de formação crítica extraídos do Twitter nos protestos #contratarifa - 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Isabel Colucci
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lapa, Andrea Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i2.14650
Resumo: This work aims to identify elements of critical formation that may inspire new educational practices on messages exchanged on Twitter during a moment of political action. It carries a qualitative analysis in messages exchanged during the Brazilian national demonstrations against the bus fare increase held in 2015. This paper discusses the challenges posed to education by digital culture, brings a literature review in search of elements that contribute to the empowerment of individuals; creates a research design for qualitative analysis of Big Data; and analyzes the pre-determined analytical categories for the theoretical framework, plurality and communicative action, in the political action promoted by social movements on the Internet.
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spelling Elementos de formação crítica extraídos do Twitter nos protestos #contratarifa - 2015This work aims to identify elements of critical formation that may inspire new educational practices on messages exchanged on Twitter during a moment of political action. It carries a qualitative analysis in messages exchanged during the Brazilian national demonstrations against the bus fare increase held in 2015. This paper discusses the challenges posed to education by digital culture, brings a literature review in search of elements that contribute to the empowerment of individuals; creates a research design for qualitative analysis of Big Data; and analyzes the pre-determined analytical categories for the theoretical framework, plurality and communicative action, in the political action promoted by social movements on the Internet.Este trabajo tiene como objetivo identificar elementos de formación crítica que puedan inspirar nuevas prácticas educativas en los mensajes intercambiados en Twitter durante un momento de acción política. Contiene un análisis cualitativo en los mensajes intercambiados durante las manifestaciones nacionales brasileñas contra el aumento de tarifas de autobuses celebrado en 2015. Este artículo discute los desafíos planteados a la educación por la cultura digital, trae una revisión de la literatura en busca de elementos que contribuyan al empoderamiento de los individuos; crea un diseño de investigación para el análisis cualitativo de Big Data; y analiza las categorías analíticas predeterminadas para el marco teórico, la pluralidad y la acción comunicativa, en la acción política promovida por los movimientos sociales en Internet.Este trabalho tem por objetivo identificar, em mensagens trocadas na rede social Twitter em um momento de ação política, elementos de formação crítica que possam inspirar novas práticas educativas. Para isso, realiza uma análise qualitativa em mensagens trocadas durante os protestos brasileiros contra o aumento das tarifas de ônibus em 2015. Desenvolve-se aqui uma discussão acerca dos desafios impostos à educação pela cultura digital, uma revisão bibliográfica em busca de fatores e circunstâncias que contribuem para o empoderamento de sujeitos; cria-se um desenho de pesquisa para análise qualitativa de Big Data; e analisa-se as categorias analíticas pré-determinadas pelo marco teórico, pluralidade e agir comunicativo, na ação política promovida por movimentos sociais na internet.Universidade de Aveiro2016-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v6i2.14650oai:proa.ua.pt:article/14650Internet Latent Corpus Journal; Vol 6 No 2 (2016); 35-51Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 35-51Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 No 2 (2016); 35-51Internet Latent Corpus Journal; vol. 6 n.º 2 (2016); 35-511647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14650https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i2.14650https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14650/10045https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Isabel ColucciLapa, Andrea Brandão2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/14650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.827677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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